13.4.16

Cinema e gastronomia, não há nada mais delicado e encantador do que o encontro destas duas artes. Apesar do tema já ter sido bastante explo...

Sobremesa em cena

Nenhum comentário:
 
Cinema e gastronomia, não há nada mais delicado e encantador do que o encontro destas duas artes. Apesar do tema já ter sido bastante explorado por autores e cinéfilos, resolvi abordá-lo sob a perspectiva que mais me encanta no mundo da gastronomia - as sobremesas - o “grand finale”, a hora mais aguardada de qualquer refeição.  Alguns filmes usaram os doces de forma tão espetacular em suas cenas que ficaram tão famosos quanto os seus personagens principais. Então atenção, luzes, câmeras, ação... Sobremesas em Cena!

Macarons, em Maria Antonieta (2006)

                             Macarons/ Maria Antonieta (Foto: Reprodução)

Na película sensacional de Sofia Coppola, estrelado por Kirten Dunst vivendo Maria Antonieta, a controversa rainha da França, os Macarons têm um papel de destaque – as cores dos cenários e do excepcional figurino foram todas baseadas nos tons rosa e azul claro dos Macarons. O filme provoca uma vontade exacerbada de nos empanturrarmos de doces quando vemos as delícias saboreadas pela protagonista.

Aprenda a preparar essa receita, clicando aqui.

Creme Brûlée em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001)


                          Creme Brûlée/ Amélie Poulain (Foto: Reprodução)

“Amélie cultua um gosto particular pelos pequenos prazeres, como enfiar a mão bem no fundo do saco de grãos, ou quebrar a cobertura do Créme Brûleé com a colher ou ainda jogar pedras no Canal Saint Martin”, explica o narrador no filme. Outro “Cult Movie” simplesmente adorável, O Fabuloso destino de Amélie Poulain , de Jean-Pierre Jeunet, com seu estilo recheado de ângulos de câmera inusitados e belíssima fotografia. Amélie, personagem de Audrey Tautou, encontra prazer nas pequenas coisas da vida e a nossa sobremesa, o Creme Brulée, não é prazeroso só para ela, é um verdadeiro deleite entre as sobremesas!

Aprenda a preparar essa receita, clicando aqui.

Brownie em Um Lugar Chamado Notting Hill (1998)

                            Brownie/ Um Lugar Chamado Notting Hill (Foto: Reprodução)

Em Um Lugar Chamado Notting Hill, comédia romântica estrelada por Julia Roberts e Hugh Grant e dirigida por Richard Curtis , a cena do Brownie merece destaque pois adquire um clima tragicômico muito bem conduzido pelo elenco e pelo diretor. Após as emoções de um jantar em família, ao final da sobremesa, resta apenas um pedaço de Brownie. A brincadeira começa quando decidem que para merecê-lo, a história de vida de cada um deve ser contada e o dono da mais trágica é o merecedor do bolo. O filme entra numa atmosfera séria, pois cada um realmente conta suas frustrações mais íntimas, mas, logo em seguida, todos riem e voltam ao estado de felicidade.

Aprenda a preparar essa receita, clicando aqui.

Manjar Turco em Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas (2005)


Manjar Turco/ Crônicas de Nárnia (Foto: Reprodução)

O artifício usado pela Feiticeira Branca, Jadis (Tilda Swinton), em As Crônica de Nárnia: o Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa, filme baseado na obra de C.S. Lewis, para fazer com que Edmundo Pevensie, personagem vivido por Skandar Keynes, faça tudo o que ela deseja, foi viciá-lo em um doce delicioso, macio e suave, o Manjar Turco (Turkish delight).
– Que deseja comer?
– Manjar turco, Majestade, por favor – disse Edmundo.
Com um pouco de Manjar Turco, ela consegue enganá-lo e obter todas as informações que precisa sobre seus irmãos. Um filme impecável!

Aprenda a preparar essa receita, clicando aqui.

Baba ao Rhum em A Festa de Babette (1987)


                            Baba ao Rhum/ A Festa de Babette (Foto: Reprodução)

Não poderia ficar de fora a Baba ao Rhum, do clássico A Festa de Babette, filme franco -dinamarquês, dirigido por Gabriel Axel e baseado na obra de Isak Dinesen. A fotografia gélida e sombria retrata com precisão de detalhes o clima que norteia a pacata aldeia onde Babette (personagem principal vivido pela atriz francesa Stéphanie Audran) prepara e oferece um requintado jantar. As iguarias vão sutilmente conquistando o paladar dos convidados, desinibindo-os, até que descobrem, através daquela maravilhosa comida, o prazer sem culpa. A Baba ao Rhum é um bolinho encharcado de calda à base de rum, servido com chantilly e frutas frescas.

Aprenda a preparar essa receita, clicando aqui.
Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário