12.4.16

Você sabia que a baunilha é a vagem de uma orquídea trepadeira? Usada em uma infinidade de sobremesas e bebidas, a Vanilla planifólia, uma ...

Saiba de onde vem a baunilha e aprenda a preparar essência natural

Nenhum comentário:
 
Você sabia que a baunilha é a vagem de uma orquídea trepadeira? Usada em uma infinidade de sobremesas e bebidas, a Vanilla planifólia, uma das espécies mais primitivas da família Orchidaceae, já era utilizada pelos povos astecas para dar sabor e aroma a bebidas feitas a partir do cacau, outra de suas descobertas. Seu nome vem do espanhol “Vainilla”, e significa “pequena vagem”. 

                                  Orquídea Baunilha (Foto: Reprodução) 

São plantas de caule cilíndrico, folhas verdes e flores claras, com raízes que se apoiam em outros vegetais e podem atingir até 30m de comprimento. Sua produção é considerada difícil e bastante rara.


Precisam de luminosidade intensa, umidade e solo apropriado, mas, a maior dificuldade no seu cultivo é referente à polinização – feita somente por insetos existentes em seu habitat de origem. Na falta destes insetos, existe a necessidade de se fazer a ‘polinização manual’ em curto espaço de tempo, pois suas flores permanecem abertas apenas 24 horas.

A maior parte da produção comercializada vem do México e das Ilhas de Madagascar e Comore. As melhores favas são macias e resistentes, de cor castanho-escura, cheias de minúsculas sementes aromáticas. Na hora de comprá-las, é melhor escolher as mais 'gordinhas'. Evite as que estiverem quebradiças e secas.

Por ser uma especiaria bastante cara há uma quantidade enorme de imitações em forma líquida no mercado, muitas delas de origem química, mas nem se comparam ao maravilhoso aroma do extrato natural. Vamos aprender então a preparar em casa a essência de baunilha e o açúcar de baunilha.

Vagem (Foto: Reprodução)


ESSÊNCIA DE BAUNILHA

Ingredientes:

250 ml de vodka de boa qualidade
2 favas de baunilha

Modo de Preparo:

Corte as favas ao meio, no sentido do comprimento. Coloque-as dentro de uma garrafinha de vidro, esterilizada e bem seca, com capacidade para os 250 ml de líquido. Complete com a bebida, tampe bem, sacuda a garrafinha. Guarde em local escuro e seco por 2 meses, sem abrir (a cada 2 dias pelo menos, sacuda a garrafinha para misturar).

                          Essência de Baunilha (Foto: Reprodução)

Dicas: 
Conforme for usando o extrato, adicione mais vodca à garrafinha; a vodka pode ser substituída por rhum (sempre de boa qualidade).

AÇÚCAR DE BAUNILHA (VANILLA SUGAR)
Ingredientes:

500g de açúcar refinado
2 favas de baunilha

                               Vanilla Sugar (Foto Reprodução)

Modo de Preparo:

Abra as favas no sentido do comprimento e misture-as com o açúcar. Coloque em um recipiente bem fechado e guarde por, no mínimo, duas semanas, sem abrir. O açúcar vai absorver a umidade das favas, deixando-as bem sequinhas.

Após o tempo de espera, bata a mistura no liquidificador, até deixar o açúcar bem fininho (isso faz com que fique ainda mais aromático). Passe por uma peneira fina para retirar as casquinhas e guarde bem tampado. Use para polvilhar tortas, cupcakes, sequilhos, biscoitinhos, para adoçar o café e tudo mais que combine com um toque de baunilha;

Onde encontrar baunilha de boa qualidade em São Paulo: Zona Cerealista e Mercado Municipal de São Paulo - Rua da Cantareira, 306, estação Luz ou São Bento do metrô.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário