22.6.16

Banoffee Pie é uma torta de origem inglesa com base de massa amanteigada e ingredientes como bananas, toffee (doce de leite mais consistent...

Banoffee Pie - Aprenda a preparar a famosa torta de origem inglesa

Nenhum comentário:
 
Banoffee Pie é uma torta de origem inglesa com base de massa amanteigada e ingredientes como bananas, toffee (doce de leite mais consistente) e creme chantilly. Algumas versões incluem café e chocolate.

                                            Foto: Reprodução 

A origem do seu nome vem da combinação de ‘banana’ e ‘toffee’, que acabou entrando para o idioma inglês, designando produtos à base dos dois ingredientes. É comum ser reconhecida como “banoffi”, seguindo a sua pronúncia.

Os créditos da criação da sobremesa são de Nigel Mackenzie e Ian Dowding, proprietário e chef, respectivamente, do restaurante Hungry Monk em Jevington, East Sussex, Reino Unido. Eles afirmam ter desenvolvido a sobremesa em 1971, com base em uma receita americana. A receita foi publicada em “The Deeper Secrets of the Hungry Monk”, em 1974, e reeditado em 1997 no livro de culinária In Heaven with The Hungry Monk.


                                 Restaurante Hungry Monk, Jevington, East Sussex, Inglaterra (Foto: Reprodução)

Deixando a pronúncia de lado e agradecendo aos criadores, vamos conferir e preparar a receita a seguir? É uma versão da chef Natália Machado, do restaurante Ticiano (Quality Hotel Curitiba, PR); delicie-se:

BANOFFEE PIE 

Ingredientes:

Massa:
1 pacote de biscoito maisena
100 g de manteiga

                Recheio (Foto: Goiabada de Marmelo)

Recheio:
500 g de doce de leite (se quiser, pode optar por *leite condensado cozido, fica ótimo)
10 bananas médias, em rodelas
1/2 xícara (chá) de açúcar

Chantilly:
500 ml de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Gotas de baunilha
Canela em pó para polvilhar

Modo de Preparo:

Triture os biscoitos no liquidificador. Em uma tigela, misture o biscoito moído e a manteiga amolecida, até conseguir uma massa homogênea. Forre um refratário com a massa e coloque o doce de leite, espalhando em uma camada uniforme. Reserve.

Em uma panela, derreta o açúcar, acrescente meia xícara de água e deixe formar um caramelo. Jogue as bananas (cortadas em rodelas) e deixe cozinhar por alguns minutos. Coloque a camada de bananas sobre o doce de leite.

Leve o creme de leite fresco, bem gelado, o açúcar e a baunilha à batedeira e bata até atingir o ponto de chantilly. Coloque por cima das bananas e leve à geladeira por, no mínimo 3 horas antes de servir.
Polvilhe canela em pó a gosto e use a imaginação para decorar. Sirva gelada.


*Leite Condensado cozido – Leve ao fogo, em panela de pressão, as latas de leite condensado (sem abrir), cobertas com água. Quando abrir fervura, deixe 30 minutos, em fogo médio e desligue. Espere esfriar para abrir.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário