18.4.16

O manjar turco (turkish delight) ganhou popularidade com a versão cinematográfica da obra 'As Crônicas de Nárnia', de C. S. Lewis....

Manjar Turco - o famoso doce das Crônicas de Nárnia

Nenhum comentário:
 
O manjar turco (turkish delight) ganhou popularidade com a versão cinematográfica da obra 'As Crônicas de Nárnia', de C. S. Lewis. No segundo livro das crônicas e primeiro filme “ O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, o protagonista Edmundo Pevensie entra em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca. Ela conquista sua confiança com um pouco de “manjar turco enfeitiçado”.

– Que deseja comer?– Manjar turco, Majestade,  por favor – disse Edmundo.

                           Manjar Turco (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

25g de gelatina incolor sem sabor
250ml de água
400g de açúcar refinado
1/4 colher (chá) de ácido cítrico
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de água de rosas
1/2 colher (chá) de corante alimentício rosa

Para polvilhar:

4 colheres (sopa) de açúcar impalpável
2 colheres (sopa) de maisena

Modo de Preparar:

Numa panela, dissolva a gelatina na água e espere hidratar. Junte o açúcar e o ácido cítrico e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até dissolver completamente. Deixe ferver por 20 minutos sem mexer. Tire do fogo e deixe descansar por 10 minutos.

Junte a essência de baunilha, a água de rosas e o corante, se for usar e misture bem. Despeje numa forma molhada e deixe descoberta, em local fresco, por 24 horas. Desenforme e corte o manjar no tamanho que desejar, passe todos os lados pela mistura de açúcar e maisena.

                                           Crônicas de Nárnia (Foto: Reprodução)

Dicas:

Essências como as de abacaxi, limão ou amêndoas no lugar de baunilha também ficam excelentes. Cuidado apenas com a quantidade a ser usada, dependendo da marca a essência pode ser muito forte, use apenas ¼ de colher de chá. O corante alimentício também é opcional, a cor do doce fica levemente rosada quando usado, mas o sabor é o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário