18.4.16

O manjar turco (turkish delight) ganhou popularidade com a versão cinematográfica da obra 'As Crônicas de Nárnia', de C. S. Lewis....

Manjar Turco | o famoso doce das Crônicas de Nárnia

4 comentários:
 
O manjar turco (turkish delight) ganhou popularidade com a versão cinematográfica da obra 'As Crônicas de Nárnia', de C. S. Lewis. No segundo livro das crônicas e primeiro filme “ O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, o protagonista Edmundo Pevensie entra em Nárnia e conhece a Feiticeira Branca. Ela conquista sua confiança com um pouco de “manjar turco enfeitiçado”.

– Que deseja comer?– Manjar turco, Majestade,  por favor – disse Edmundo.

                           Manjar Turco (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

25g de gelatina incolor sem sabor
250ml de água
400g de açúcar refinado
1/4 colher (chá) de ácido cítrico
1/4 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de água de rosas
1/4 colher (chá) de corante alimentício rosa

Para polvilhar:

4 colheres (sopa) de açúcar impalpável
2 colheres (sopa) de maisena

Modo de Preparar:

Numa panela, dissolva a gelatina na água e espere hidratar. Junte o açúcar e o ácido cítrico e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até dissolver completamente. Deixe ferver por 20 minutos sem mexer. Retire do fogo e deixe descansar por 10 minutos.

Junte a essência de baunilha, a água de rosas e o corante, se for usar, e misture bem. Despeje numa forma molhada e deixe descoberto, em local fresco, por 24 horas. Desenforme e corte o manjar no tamanho que desejar, passe todos os lados pela mistura de açúcar e maisena.

                                           Crônicas de Nárnia (Foto: Reprodução)

Dicas:

Essências como as de abacaxi, limão ou amêndoas no lugar de baunilha também ficam excelentes. Cuidado apenas com a quantidade a ser usada, dependendo da marca a essência pode ser muito forte, use apenas algumas gotas. O corante alimentício também é opcional, a cor do doce fica levemente rosada quando usado, mas o sabor é o mesmo.

4 comentários:

  1. A água de rosas pode ser removida ou substituída?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que pode ser substituída por água de laranjeira, ou outro tipo de suco ou água saborizada, esse doce é divino, já comprei muito na rede Habibs

      Excluir
  2. Onde se encontra ácido cítrico?

    ResponderExcluir
  3. Tentei várias receitas e não deu certo... Peguei raiva desse doce!

    ResponderExcluir