26.5.20

Assim como o nome  'brownie'   sugere, o bolo marrom escuro tem como característica uma massa mais pesada, úmida e perfumada, com ...

Conheça a história e receita do Brownie, um dos bolos mais gostosos do mundo

2 comentários:
 
Assim como o nome 'brownie' sugere, o bolo marrom escuro tem como característica uma massa mais pesada, úmida e perfumada, com muito chocolate e manteiga. Com a chegada das estações mais frias do ano, é sempre bem-vindo para acompanhar bebidas quentes e compor a mesa do café ou lanche. 

                          Brownie (Foto: Reprodução)

Da mesma forma que em muitas outras receitas, a origem do brownie é cercada de lendas e mitos. A mais famosa diz que uma dona de casa em Bangor, Maine, EUA, estava fazendo um bolo de chocolate e esqueceu de acrescentar o fermento em pó na receita. Após assar e perceber que a massa não tinha crescido, resolveu servir as fatias 'soladas'. Infelizmente, essa teoria se baseia em um livro de receitas publicado em 1912, seis anos após a primeira receita de brownie de chocolate ser publicada, como vamos ver a seguir.

 A enciclopédia Larrouse Gastronomique afirma que o primeiro registro de uma receita de brownie apareceu para o mundo em 1896, publicada no livro de culinária "The Boston Cooking - School Cook Book”, escrito por Fannie Merritt Farmer.  Era a receita para o preparo de uma espécie de ‘biscoito de melaço’ (cookie americano). De fato, a massa do brownie lembra muito uma massa de cookie de chocolate, pela sua consistência. Apenas é assado em uma forma para bolo.

 O autêntico brownie, como se conhece hoje, surgiu dez anos mais tarde, em 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha. A receita recomendava uma porcentagem maior de chocolate, do que a usada nos bolos regulares. A certeza que temos é que ele apareceu para o mundo e se tornou um bolo muito apreciado no início do século 20. Quase todos os indícios apontam os Estados Unidos como seu país de origem.

 Observando as formas de preparar é possível perceber que, ao longo dos anos, o brownie passou por algumas evoluções, principalmente no aumento da quantidade de chocolate e nas releituras que acrescentam castanhas, frutas secas e caldas.

Deixando o verdadeiro criador de lado, pois provavelmente nunca saberemos exatamente quem o inventou, vamos aprender a preparar o brownie tradicional.

BROWNIE
 
Ingredientes:

380 g de chocolate meio amargo
250 g de manteiga sem sal
5 ovos
250 g de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
150 g de farinha de trigo

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate e a manteiga em banho-maria (ou microondas).  Incorpore o açúcar, os ovos e a essência de baunilha, batendo bem. Por último, peneire a farinha de trigo e acrescente à massa, misturando delicadamente, até que fique homogêneo. Leve ao forno 180°, por 20 a 30 minutos em assadeira (25x25 cm) forrada com papel manteiga.

 Brownie com castanhas (Foto: Reprodução)

 Dica: Acrescente castanhas picadas à massa (nozes, castanha-do-pará ou avelãs).  Sirva com calda de chocolate.

2 comentários:

  1. Eu adorei a origem e a receita, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Bacana saber da origem e a receita do brownie com suas variações

    ResponderExcluir