18.4.16

 Crocantes por fora, macios por dentro... uma mistura de sabores sutis fazem dos macarons uma iguaria secular. A preparação não é nada fác...

Macarons, as pequenas joias da pâtisserie francesa

Nenhum comentário:
 
 Crocantes por fora, macios por dentro... uma mistura de sabores sutis fazem dos macarons uma iguaria secular. A preparação não é nada fácil,  é preciso ter paciência, tempo e prática para chegar a um bom resultado. Alguns confeiteiros até dizem que “os macarons são temperamentais, exigem mãos de artesão, paciência de monge e disciplina militar”.

                         Macarons (Foto: Reprodução)

 A receita original foi levada da Itália para a França por Catarina di Médici, para o seu casamento com o Rei Henrique II, em 1533. Naquela época, eram somente biscoitos de amêndoas crocantes, sem recheio e de cor natural.

 No início do século 20 o macaron começou a tomar a sua forma atual, quando o chef Pierre Desfontainess da famosa Pâtisserie Ladurée, de Paris , teve a idéia de uni-los com um recheio cremoso. Mais recentemente, na década de 80, o chef francês Pierre Hermè criou os macarons coloridos. As cores e sabores do docinho dão um toque sofisticado e deixam as festas deslumbrantes. Aprenda a preparar a receita:

MACARONS

Ingredientes:

3 claras (de ovos grandes)
40 g de açúcar refinado
125 g farinha de amêndoas
210 g de açúcar de confeiteiro
Corante alimentício em gel (se quiser fazer macarons coloridos)

Utensílios Indispensáveis:

Balança de cozinha (pesar os ingredientes, é muito importante)
Batedeira
Processador de alimentos
Peneira fina
Saco de confeitar com bico redondo grande
2 a 4 assadeiras grandes
Papel manteiga

Modo de preparo:
                      
Retire os ovos da geladeira e deixe na temperatura ambiente. Enquanto isso, misture a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro e triture no processador de alimentos por uns 2 minutos. Pare, raspe as laterais e processe por mais 1 minuto. Peneire em peneira não muito grossa, desprezando os gruminhos maiores que não passam pela peneira (isso vai fazer com que a textura dos macarons fique mais macia e suave).  Reserve essa ‘farinha’ obtida.

Separe as claras e leve-as para a tigela da batedeira. Bata em velocidade alta e quando estiverem borbulhantes e brancas, adicione o açúcar, uma colher de cada vez, batendo em velocidade baixa. Aumente a velocidade e bata até formarem picos firmes, com o aspecto de um merengue denso e cremoso. Se for adicionar corante, essa é a hora, adicione-o às claras neste ponto. Incorpore o corante usando uma espátula: deslize-a no lado da tigela sob as claras de ovo e traga o fundo até ao topo. Repita este procedimento com calma, até que a cor ficar uniforme.

                   Macarons assando (Foto: Reprodução)

 Misture enfim, delicadamente, a farinha reservada, um pouco de cada vez, usando a espátula da mesma maneira que mexeu para incorporar o corante (faça essa adição  em mais ou menos 5 a 6 etapas). Com muito cuidado, mexa até obter uma massa homogênea, brilhante e cremosa. Forre o fundo das assadeiras o papel manteiga. Coloque o saco de confeitar dentro de uma jarra alta e ponha a massa. Modele os macarons, direto no papel manteiga, com tamanho uniforme e não muito próximo uns dos outros. Assim que terminar, dê uma batidinha na assadeira para nivelar e tirar as bolhas de ar.

 Deixe-os descansar por aproximadamente 20 minutos antes de levá-los ao forno. Isso ajuda a dar uma secada por cima e formar a rendinha na base. Pré-aqueça o forno a 150 ° C (bem baixo), e coloque a assadeira por 15 minutos (depende do forno: o tempo utilizado fica entre 12 e 18 minutos). À partir dos 12 minutos dentro do forno, observe se estão secos e foscos (sem abrir a porta do forno). Eles precisam ficar firmes por cima, macios por dentro e clarinhos. (Atenção: O calor excessivo é o pior inimigo do Macaron – eles vão cozinhar muito rapidamente, ficar escuros e rachar. Se permanecerem tempo demais no forno também vão virar merengues secos).

                         Macarons recheio (Foto: Reprodução)

 Quando estiverem no ponto, retire e deixe esfriar sobre uma grade, deixando dentro da assadeira por mais 5 a 10 minutos. Depois podem ser transferidos, ainda no papel manteiga, até esfriarem bem. Retire-os com cuidado para não quebrar e estarão prontos para receber o recheio. Para o recheio, existem muitas possibilidades, desde que tenham uma consistência que não escorra para fora dos macarons.

 Pode ser doce de leite, geléias caseiras, ganache de chocolate escuro ou branco e até mesmo  o nosso brigadeiro. Recheie uma face do macaron e feche com outro como se fosse um biscoito recheado. Uma vez que todos os seus macarons estejam montados, o ideal é guardá-los em recipiente hermeticamente fechado.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário