24.10.18

Muitas crianças não gostam de comer, por isso o horário das refeições acaba sendo um momento traumático não só para os filhos, mas também pa...

10 dicas para estimular a criançada a cozinhar e comer de tudo

Nenhum comentário:
 
Muitas crianças não gostam de comer, por isso o horário das refeições acaba sendo um momento traumático não só para os filhos, mas também para os pais. Que tal transformar o ato de comer numa ocasião divertida, educativa, nutritiva e também gostosa?

                   Imagem: Divulgação

Incentivar a criançada a cozinhar é uma forma de estimular a experimentar e comer de tudo. Pensando nisso, a chef e nutricoach Eliane Kina, que ministra aulas de culinária para crianças de 5 a 10 anos em uma escola da Zona Leste de São Paulo, dá 10 dicas para atrair os pequenos para a cozinha:

1.   Organize tudo antes de chamar a criança para a cozinha e planeje receitas variadas que estimulem conhecer novos alimentos todos os dias.

2.   Deixe a criança colocar a mão na massa. Sob sua supervisão, incentive a participação durante todo o processo da receita. Dessa forma, ela se sentirá mais valorizada e confiante. 

3.   Apresente o alimento como se fosse algo único e precioso. Diga, por exemplo, - veja como essa manga é bonita, sinta como ela é cheirosa, doce e suculenta! Incentive a criança a usar os cinco sentidos na hora de comer, assim ela vai descobrir novas cores, sabores e aromas.

4.   Elogie cada mudança alimentar da criança, por menor que seja. Toda vez que ela experimentar algum alimento novo, diga por exemplo, - que bom que você se permitiu experimentar! Tenho certeza que da próxima vez vai gostar muito mais!

5.   Mostre que cada alimento tem características diferentes. Explique, por exemplo, - o abacaxi é áspero por fora, mas que é suculento e doce por dentro. Desta forma você quebra pré-conceitos.

6.   Decore o prato com ervas aromáticas. Para incentivar a criança, cultive uma hortinha em casa ou compre pequenos vasos para cultivar as ervas na varanda do apartamento. Assim você desperta a curiosidade e a vontade de experimentar.

7.   Prepare uma bela mesa e desperte o prazer de comer em família. Estudos mostram que uma refeição por dia, feita em família, melhora a autoestima da criança.

8.   Mostre que servir o outro é uma forma de amar, que cada ingrediente que ingerimos é um nutriente para o cuidarmos da nossa saúde, e que escolhas nutritivas nutrem o corpo e a alma.

9.   Incentive a criança a montar sua própria lancheira. Ensine a preparar sanduíches, sucos de frutas, biscoitos e bolos caseiros. Desta forma, a criança naturalmente evitará os produtos industrializados.

10.   Mostre que cozinhar é legal e que não dá trabalho se todos da família colaborarem. Mostre que fazer o próprio alimento não é perigoso e que não é função exclusiva dos adultos. Uma criança que é incentivada a cozinhar em família normalmente come de tudo e faz melhores escolhas alimentares quando cresce.

SERVIÇO:

Eliane Kina – Chef e Nutricoach
Site: http://www.elianekina.com.br/
Facebook: nutrielianekina
Instagram: eliane.kina
Endereço: Rua Euclides Pacheco, 36, Tatuapé, São Paulo
Tel.:(11) 99134-4442

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário