16.7.18

Saboroso, levemente ácido e salgado, assim é o Queijo Coalho da Tirolez , uma das mais tradicionais marcas de queijos do País. Apesa...

Conheça a versatilidade do queijo coalho e aproveite seus benefícios

Nenhum comentário:
 

Saboroso, levemente ácido e salgado, assim é o Queijo Coalho da Tirolez, uma das mais tradicionais marcas de queijos do País.

Apesar de ser um produto tipicamente brasileiro, sua origem ainda é controversa. Conta-se que, há muito tempo, os sertanejos do Nordeste levavam leite armazenado em um matulão (bolsa feita de estômago de algum animal) em suas viagens. À medida que o tempo passava, o líquido ia se solidificando, criando uma pasta de sabor agradável. Isso acontecia pois, a ação de enzimas digestivas dos animais que ainda estavam presentes no matulão desencadeava o processo de coagulação do leite. Esta pasta, conhecida como queijo coalho, hoje é produzida industrialmente.

O queijo Coalho é muito consumido nos churrascos e nas praias de todo o Brasil, onde vendedores ambulantes comercializam o produto grelhado na hora. Mas este queijo delicioso pode ser utilizado em muitas outras preparações. Por ele ser macio por dentro e muito resistente ao calor, pode compor sanduiches, incrementar saladas, e até substituir a proteína em uma refeição. Como sobremesa, fica delicioso quando servido com mel ou na versão Cartola, doce muito famoso na região nordeste, que leva banana e canela.

Além da sua versatilidade, o Queijo Coalho, quando consumido dentro de uma alimentação balanceada, oferece diversos benefícios para o organismo. Estudos realizados pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE revelaram que ele pode ser um aliado na prevenção do câncer. Além disso, ajuda a regular a flora intestinal, e por ser rico em cálcio, também auxilia na prevenção da osteoporose.

A Tirolez oferece o Queijo Coalho em duas versões: os tradicionais espetos, que vêm em pacotes com 7 unidades cada, e também na versão Lanchinho, em embalagem Abre Fácil de 220g. Muito prática, a embalagem Abre Fácil também pode virar uma queijeira. Basta abrir o lacre, sem removê-lo até o fim, inverter a embalagem e colocar um prato para dar suporte (o lacre abre fácil ficará rente ao prato). Quando for consumir, levante a parte transparente da embalagem para cortar as fatias no tamanho desejado.

Agora que você já sabe que pode usar o Queijo Coalho Tirolez de muitas maneiras, aproveite para fazer uma receita deliciosa e muito prática.

Salada Morna de Queijo Coalho Tirolez com Batatas

             Imagem: Divulgação

Ingredientes:

1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1 maço grande de agrião
50g de batata bolinha cozida
220g de Queijo Coalho Lanche Abre Fácil Tirolez em fatias

Modo de Preparo:

Em uma frigideira coloque as fatias do Queijo Coalho Tirolez para dourar dos dois lados
Em uma panela coloque o azeite e doure o alho. Acrescente as batatas cozidas e o agrião e deixe que ele murche um pouco. Adicione o Queijo Coalho Tirolez grelhado e sirva em seguida.

Rendimento: 2 porções

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário