15.6.18

Visitar o Chile implica quase que obrigatoriamente em conhecer suas vinícolas. O país é um dos de maior tradição enológica do mundo e pos...

Inclua vinícolas em sua próxima viagem ao Chile

Nenhum comentário:
 

Visitar o Chile implica quase que obrigatoriamente em conhecer suas vinícolas. O país é um dos de maior tradição enológica do mundo e possui 11 vales onde diferentes cepas são produzidas.

Em um deles, o de San Antonio, a produção começou há menos de 20 anos e já conseguiu grande sucesso, graças aos solos variados, argilosos e secos e ao clima fortemente influenciado pelo mar. Desde 2002 a região possui o selo de qualidade D.O. (Denominação de Origem).

                 Imagem: Divulgação

É lá, a apenas uma hora do aeroporto de Santiago e a 50 minutos da cidade litorânea de Valparaiso, que fica a premiada Viña Matetic, de produção orgânica e biodinâmica, que agora em 2018 teve um de seus vinhos, o Matetic Syrah 2013, eleito como o melhor tinto do mundo pelo conceituado crítico Tim Atkin. No lugar é possível fazer refeições harmonizadas e degustações, sempre conduzidas por ótimos sommeliers, seja no sofisticado restaurante Equilibrio ou no Emporio, mistura de loja e bar.

Os pratos do Equilibrio são realmente impecáveis. Destaque para entradas como o tiradito de atum com tartar de vieiras e o polvo grelhado com mousse de cogumelos e tapenade de azeitonas; principais como o inesquecível carré de cordeiro ao molho Syrah e o risoto de locos (espécie de marisco) e aspargos; e sobremesas como o cheesecake de queijo de cabra.

Já no Emporio a pedida é saborear pratos leves, como tábuas de frios, saladas, sanduíches e sobremesas, e todos os vinhos da marca, que estão divididos em três linhas: Coralillo, EQ e Matetic. Além disso, vale experimentar os shots de vinho Corralillo Syrah, Pinot Noir ou Gewürztraminer em copinhos de chocolate e os Voos de Vinho, que são três opções de degustações em pequenas doses de 50ml. Há o Voo Corralillo (que vem como Riesling D.O. Casablanca, Pinot Noir D.O. San Antonio e Syrah D.O. San Antonio), o Voo Brancos do Oceano Pacífico (do qual fazem parte o EQ Coastal Sauvignon Blanc D.O. Casablanca, o Coralillo Riesling D.O. Casablanca e o EQ Chardonnay D.O. San Antonio) e o Voo Tintos de Clima Frio (com o Corralillo Pinot Noir D.O. San Antonio, o Coralillo Winemarker’s Blend D.O. San Antonio e o EQ Syrah D.O. San Antonio).

Para completar, a vinícola ainda oferece dois tours regulares que contemplam visitas aos vinhedos e à fábrica e degustações, ambos com duração de uma hora. O Corralillo inclui dois vinhos desta linha e biscoitos e o tour Equilibrio contempla quatro variedades da linha EQ, pães e azeite de oliva. As crianças também podem participar, fazendo degustações de três tipos de sucos de uva.

Quem quiser uma profunda imersão na cultura de vinhos e o máximo de paz pode também se hospedar na vinícola: o hotel La Casona conta com 10 apartamentos com vista aos vinhedos e camas que já foram eleitas as melhores de todos os hotéis do Chile.

Mais informações podem ser obtidas em www.matetic.com ou com as principais operadoras e agências de turismo do Brasil.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário