20.3.24

É comum muitas pessoas aderirem à tradição da Sexta-feira Santa e optarem por um cardápio sem carnes ou dando preferência ao peixe para as...

Páscoa Saudável: Aproveite os benefícios do peixe e veja dicas para a escolha perfeita

Nenhum comentário:
 

É comum muitas pessoas aderirem à tradição da Sexta-feira Santa e optarem por um cardápio sem carnes ou dando preferência ao peixe para as tradicionais refeições de Páscoa. A carne de peixe é muito nutritiva e de acordo com a nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Cintya Bassi, os peixes são fontes de proteínas de boa qualidade, gorduras polinsaturadas, como o ômega 3, além de zinco, fósforo, selênio, iodo e cálcio, além de conterem baixo valor calórico.

                    Imagem: Pixabay / free 

Um dos principais benefícios é o ácido graxo do ômega 3 que auxilia na diminuição de triglicerídeos e colesterol ruim, ideal para pacientes cardíacos e com veias obstruídas. “No entanto, é importante ressaltar que nem todos os peixes têm grandes quantidades desse nutriente. Os que mais apresentam o ácido graxo são a sardinha, truta, arenque e salmão”, explica a profissional.

A forma de preparo do alimento também pode influenciar na conservação dos nutrientes. “Evite fritar o peixe para não acumular gordura. O ideal é cozinhá-lo, assá-lo ou grelhá-lo, pois de tal forma há menos perda dos elementos nutritivos”, comenta Cintya.

Embora não haja contraindicações para o consumo de peixe, não se pode esquecer que é um produto altamente perecível, por isso no momento da escolha na feira ou mercado é necessário total atenção. “Observe o cheiro e as brânquias que devem estar rosadas ou avermelhadas, além de úmidas. Se estiver acinzentada e seca o peixe não está mais fresco. A escama também deve estar brilhante e firme, pois se soltar facilmente significa que está envelhecido. A pele não pode estar opaca e os olhos devem também estar brilhantes”, aconselha a nutricionista. “Se escolhido de maneira correta e preparado de forma saudável, o peixe é um alimento que deve estar presente na mesa durante o ano todo”, finaliza.

Dicas para a escolha do peixe na feira ou mercado:

-   Fique atento ao odor. Se o cheiro for muito forte é sinal de que o processo de decomposição já se iniciou;

-   As brânquias devem estar rosadas ou avermelhadas e úmidas;

-   A escama deve estar brilhante e firme;

-   A pele não pode estar opaca;

-   Os olhos devem estar brilhantes.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário