31.1.18

Após três décadas de existência e atuando no segmento de fast-food em shopping center desde 1997, a Patroni, maior rede de pizzarias do paí...

Grupo Patroni anuncia internacionalização e planeja abrir restaurantes nos Estados Unidos em 2018

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Após três décadas de existência e atuando no segmento de fast-food em shopping center desde 1997, a Patroni, maior rede de pizzarias do país, anuncia sua entrada no mercado de casual dining. O começo desta nova era da empresa teve início em dezembro deste ano com a abertura do primeiro restaurante que oferece o conceito, a Casa do Don, no bairro de Moema, na cidade de São Paulo.

                      Imagem: Goiabada de Marmelo

O formato casual dining surgiu nos Estados Unidos na década de 60 e se destaca das demais opções gastronômicas por oferecer um serviço diferenciado em relação à gastronomia, sem abrir mão da qualidade dos pratos e do serviço impecável. Uma pesquisa realizada pela GS&MD mostra que as classes A e B optam pelo casual dining como uma forma de fugir da rotina, enquanto a classe C frequenta estes locais em ocasiões especiais, por conta do custo-benefício. Estima-se que até o ano de 2020, haja um crescimento anual desta fatia do mercado de 25%, valor maior que o dobro da taxa média de crescimento do setor de restaurantes pelo país.

Neste cenário promissor, a Casa do Don está distribuída em um salão com mais de 200 m², e que comporta 120 pessoas. Ambiente aconchegante e requintado, o espaço faz o cliente ter a sensação de estar em um verdadeiro filme de gangster. O conceito, a arquitetura e a cenografia foram projetados pelo diretor de marketing da rede, Rafael Augusto em parceria com a produtora de cinema, Edu Felistoque. “Cada detalhe foi pensado e elaborado com base em um lema: originalidade. Desde a iluminação aos grafites que contam a história da Patroni, sempre com foco na importância da família. O menu segue o passo a passo tradicional italiano de uma verdadeira jornada gastronômica, com entradas, primeiros pratos, segundos pratos e sobremesas. Nosso chef, Plinio Favaro, trouxe toda a experiência de conceituadas redes em que atuou como o PJ Clarke’s, um dos bares mais antigos de New York”, explica.

                       Imagens: Divulgação

No menu, desfilam receitas elaboradas como o Parpadele Al Ragu – pasta fresca da casa com ragu de cordeiro – além de releituras de clássicos da culinária italiana. Não menos protagonistas, as famosas pizzas são feitas como nos anos 80 (época da fundação da primeira loja Patroni no bairro do Paraíso em São Paulo), fartas, e com farinha Italiana que fermentam por 24 horas, garantindo a suavidade e sabor único.  O presidente e fundador da Patroni, Rubens Augusto Júnior conta que a nova casa faz parte de um projeto de expansão que visa internacionalizar a marca em 2018. “Estudei o mercado americano por quase uma década. O conceito casual dining é bastante promissor, chegou a hora de expandir o campo de atuação sem sair do mercado que a gente já conhece e domina bem, fazendo o que amamos”, comenta empolgado.

O executivo completa ainda que o plano de crescimento para a Casa Do Don é ter lojas bem localizadas, seguindo a mesma estratégia nos EUA em locais como Chicago, Nova Yorque, Miami, Orlando . O valor para internacionalizar a operação é de aproximadamente US$ 1 milhão.
Em nome do pai

Em 1984, Rubens Augusto Júnior fundou a Patroni para o pai que estava em depressão, anos mais tarde, a atitude altruísta fez com que a pizzaria do bairro do Paraíso se tornasse a maior rede de franquias ddo e pizzarias do país, que obteve um faturamento de R$ 360 milhões em 2016 e estima fechar o ano com um incremento de 12%. A rede emprega aproximadamente 370 pessoas entre a cozinha, responsável por produzir os principais pratos da rede e distribuir para as franquias, e o escritório da franqueadora.

Em 2014 lançou sua autobiografia intitulada “Em nome do pai” - A história da maior rede de pizzarias do Brasil, e os ensinamentos do seu criador, Rubens Augusto Júnior”, que narra a trajetória de vida do corintiano roxo e empreendedor nato, que, ao reconhecer o interesse de seus filhos em trabalhar na marca que criou e dedicou a vida, optou que eles entrassem na companhia da forma mais “sábia” possível: lavando pratos. “Vocês, como filhos do dono, devem dar o exemplo e trabalhar até mais do que os outros funcionários”, afirma no livro, que traz não apenas ensinamentos para empreender, mas também lições de garra e perseverança.

Modelos de negócios

A rede conta com outros três modelos de negócios, além da Casa do Don: Patroni Clássica, Patroni Premium e Patroni Expresso. 

As lojas clássicas Patroni são localizadas em shopping centers e concebidas para frequência de consumidores das classes B-, C e D. A comunicação e layout das lojas têm grande apelo ao apetite, com forte destaque para os pratos. Já o formato Premium pode estar localizado em shopping centers ou pontos de rua e foram concebidas para atender ao público consumidor de classes A e B+. Todo o projeto, dos detalhes de acabamento da loja ao cardápio refletem o posicionamento diferenciado.

O modelo lançado em 2015, as lojas Expresso são compactas e foram concebidas para locais com grande circulação de pessoas, como praças, estádios de futebol, estações de transporte público, centros empresariais e casas de show. O cardápio é enxuto e orientado para alimentação rápida.  Os valores de investimento variam de R$ 200 mil a R$ 1 milhão.

SERVIÇO:

Casa do Don
Avenida Ibirapuera, 2835 – Moema – São Paulo

Tel.: (11) 5096-1502

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