6.11.17

Muito comum na cozinha brasileira, os temperos são os protagonistas para dar mais sabor aos alimentos e o toque especial na receita. Mas al...

Especiarias desidratadas combatem radicais livres e estimulam o sistema imunológico

Nenhum comentário:
 
Muito comum na cozinha brasileira, os temperos são os protagonistas para dar mais sabor aos alimentos e o toque especial na receita. Mas além de aguçar o paladar, eles também são ótimos aliados para fortalecer o sistema imunológico.

                Foto: Pixabay / free

De acordo com a nutricionista e doutora em Investigação Biomédica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), Roberta Cassani, as especiarias desidratadas são ricas em substâncias antioxidantes, entre elas a curcumina, o gingerol, a capsaicina, a alicina, a quercetina e os flavonoides.

“Os condimentos podem ser utilizados com frequência na alimentação, uma vez que são importantes substitutos para a maioria dos temperos prontos ricos em sódio. Eles combatem os radicais livres, impedem a oxidação das células e com isso previnem contra o envelhecimento precoce, estimulam a digestão, auxiliam na função hepática, têm propriedades diuréticas, entre outros benefícios”, ressalta a especialista.

Entre os temperos estão o açafrão-da-terra que tem ação antioxidante; o gengibre moído, com potencial antimicrobiano; a canela, que atua no controle da glicemia; pimenta-do-reino, importante auxiliar na termogênese corporal e o orégano, que possui ação antibacteriana, encontrados no portfólio da Kitano.

Além disso, as especiarias desidratadas são ainda opções práticas para o dia a dia na cozinha e não perdem nutrientes e antioxidantes quando sofrem o processo de retirada de água. “Na verdade, o processo de desidratação é feito para aumentar a conservação da erva, fazendo com que dure mais para consumo, visto que a presença de água acelera o apodrecimento da especiaria, já que é natural”, explica Roberta.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário