13.11.17

Muitos sabem, mas poucos colocam em prática um truque simples que garante uma carne bovina macia em qualquer receita. O sentido do corte da...

Academia da Carne Friboi ensina o corte certo para garantir carne macia em qualquer receita

Nenhum comentário:
 
Muitos sabem, mas poucos colocam em prática um truque simples que garante uma carne bovina macia em qualquer receita. O sentido do corte da peça influencia diretamente a conquista desse importante atributo – seja no preparo do churrasco, de um bife ou de pratos que utilizam a carne já cortada em pedaços menores, como o estrogonofe.

A dica é observar a direção das fibras da carne. O corte deve sempre ser realizado no sentido contrário, pois, dessa forma, os pedaços são encurtados e a peça fica mais macia e de fácil mastigação. Antes de cortar, é importante checar se a faca forma uma cruz em relação à fibra.
O coxão mole, por exemplo, tem as fibras bem visíveis. Para cortar, basta fazer pressão com a faca numa linha transversal à fibra. Já com o filé mignon, a lâmina deve estar na perpendicular.

A picanha, diferentemente das outras peças, possui fibras diagonais, por isso o corte é fatiado do lado oposto e a lâmina deve formar um X em relação à fibra.

E, quanto ao corte, não há segredo! Para garantir uma peça bonita, macia e suculenta, basta fazer um movimento único e rente, sempre contra a fibra.

Agora, a maciez que só um corte contra a fibra pode proporcionar, pode ser apreciada na sua cozinha e não apenas em restaurantes renomados. Que tal aproveitar as dicas e preparar um dos cortes mais amados, como o filé mignon? A Academia da Carne Friboi traz uma receita de rápido preparo, com acompanhamentos inovadores.

BIFE DE FILÉ MIGNON COM CUSCUZ MARROQUINO AO LIMÃO-SICILIANO

                     Foto: Divulgação

Corte: filé mignon
Cortes alternativos: alcatra, contrafilé

 Ingredientes:
4 bifes de filé mignon Friboi (100g cada)
2 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de manteiga
sal e pimenta a gosto
2 colheres (sopa) de azeite
 Ingredientes do cuscuz marroquino
1 ½ xícara (chá) de cuscuz marroquino
1 xícara (chá) de caldo de legumes
1 colher (sobremesa) de manteiga
raspas de casca de ½ limão-siciliano
1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano
1 colher (sopa) de castanha-do-pará picada
½ pimenta dedo-de-moça bem pequena picada
1 ramo de cebolinha picada

Modo de Preparo:

Esfregue o alho nos dois lados dos bifes, besunte com a manteiga, polvilhe o sal e a pimenta também dos dois lados. Cubra com filme plástico e deixe na geladeira por 30 minutos.
 Cuscuz:
Em uma panela, coloque o caldo de legumes e deixe ferver. Junte o cuscuz, a manteiga, tampe a panela, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos ou até hidratar bem os grãos.
Com um garfo, solte o cuscuz, tempere com as raspas e o suco de limão, a pimenta, a castanha-do-pará e a cebolinha.

Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e grelhe os bifes dos dois lados. Sirva com o cuscuz.

Rendimento: serve duas pessoas.

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário