4.4.17

De 14 de abril a 14 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de ra...

Com o tema “Cereais”, Comida di Buteco apresenta os petiscos mais saborosos do Brasil

Nenhum comentário:
 
De 14 de abril a 14 de maio o calendário nacional de eventos terá o buteco como protagonista no grande espetáculo criativo da cozinha de raiz no Brasil. Vai começar o concurso Comida di Buteco, que pretende levar quase 5 milhões de apaixonados por butecos às urnas  dos mais de 500 concorrentes, em 20 cidades, para eleger o “Melhor Buteco do Brasil”.

                        Foto: Goiabada de Marmelo 

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a culinária de raiz e os butecos espontâneos/tradicionais. 

Com a missão de transformar vidas através da cozinha de raiz, Comida di Buteco completa, em 2017,  18 edições e se consolida como uma das mais importantes plataformas de fomento, valorização e exposição do buteco e da cozinha brasileira,  importante ícone da cultura nacional.

Pioneiro nesse segmento, em 2016 inaugurou um importante marco na sua consolidação: tornou-se uma eleição nacional, que a partir de então premiará todo ano o Melhor Buteco do Brasil, se consolidando como o único concurso nacional do gênero, que envolve toda a população das 20 cidades participantes.

      Donos de butecos concorrentes de SP apresentando seus petiscos no Esquina Grill do Fuad  (Foto: Goiabada de Marmelo) 

Mais de 500 butecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público e de um corpo de jurados, que vai eleger o melhor buteco da cidade.  Cada concorrente será avaliado em quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco  leva 70%  do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Em junho uma comissão de jurados, escolhida especificamente para essa missão, vai visitar os 20 campeões  de cada cidade, em 11 Estados e Distrito Federal, para eleger o melhor dos melhores. É como se agora o Comida di Buteco tivesse duas etapas: eleição do melhor da cidade, envolvendo público e jurados. E a eleição do melhor do país, validada por outra comissão de jurados que não participou da primeira etapa. O vencedor leva a cidade e o buteco ao pódium da cozinha de raiz do Brasil.

                       Casquinha de Mejillón "10" do Camisa 10 - SP (Foto: Divulgação)

                        Surpresa de Aveiro do Bar do Moreira - SP (Foto: Divulgação)

                           Kebab do Fuad  do Esquina Grill do Fuad - SP (Foto: Divulgação)

A temática escolhida para este ano foram os Cereais. Entre eles estão o arroz, a aveia, a cevada, a linhaça, o milho, a quinoa e o trigo, os mais populares do Brasil. O tema criativo, utilizado em algumas edições do concurso, visa estimular a pesquisa da cultura gastronômica por parte dos butecos, a criatividade e a pluralidade no uso de recursos e ingredientes e histórias.

Em 2017, pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os butecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Os butecos selecionados para participar são classificados pela realização do concurso como “Espontâneos”, ou seja, aquele lugar em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias. Tem a identidade de seu proprietário e na maioria das vezes , outras pessoas  da família do dono trabalham com ele.

Saiba como votar e maiores detalhes no site: www.comidadibuteco.com.br

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário