16.3.17

No próximo dia 19 de março comemora-se o ‘Dia de São José’ . É tradição na Itália festejar a data saboreando um tipo de rosca, de massa mui...

Zeppole di San Giuseppe

Nenhum comentário:
 
No próximo dia 19 de março comemora-se o ‘Dia de São José’. É tradição na Itália festejar a data saboreando um tipo de rosca, de massa muito leve e açucarada, recheada com creme de confeiteiro chamada de “zeppole”.

                           Foto: Reprodução

No século XIX, Pintauro, um pasticcero napoletano, teve a iniciativa de preparar a guloseima na calçada, em frente à sua pasticceria…dizem por lá que Pintauro merecia uma estátua com os dizeres: “Nápoles inventou a zeppole e todos os italianos lambuzaram os dedos”. Faz parte também da tradição daquele país, presentear os amigos com nome de José e todos os pais, pois, neste mesmo dia na Itália comemora-se o ‘Dia dos Pais’.

As zeppoles cruzaram o oceano e ganharam o mundo, tornando-se parte do St. Joseph’s Day, comemorado na comunidade ítalo-americana, nos Estados Unidos e já é bastante apreciada também no Brasil. Aprenda a receita:

ZEPPOLE 

Ingredientes:

Massa Choux:
375 ml de água
150 g de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal
225 g de farinha
8 ovos

Creme:
1 litro de leite
1 fava de baunilha
6 gemas
250 g de açúcar
160 g de amido
20 g de manteiga

Guarnição:
Cereja ou Amarena
Açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a água, a manteiga, o sal e o açúcar, leve ao fogo e deixe começar a fervura. Retire do fogo e adicione a farinha de trigo (peneirada) de uma só vez.

Coloque novamente no fogo e mexa até a massa soltar das laterais e formar uma camada branca no fundo da panela. Coloque na tigela da batedeira e deixe esfriar.

Depois de frio, bata, adicionado um ovo de cada vez para que a massa absorva bem os ovos e chegue na consistência desejada (se os ovos forem muito grandes, pode ser que só precise usar sete).

Forre uma assadeira com papel manteiga. Usando o saco de confeitar com bico pitanga grande, faça as rosquinhas com duas voltas sobrepostas, deixando um buraco no meio.

Leve ao forno pré-aquecido (210°), por 15 minutos. Abaixe a temperatura para 180° e deixe mais 10 a15 minutos.

Creme:
Aqueça o leite e coloque a vagem de baunilha aberta.

Bata as gemas com o açúcar e adicione o amido peneirado. Misture bem e despeje aos poucos, o leite passado por peneira, mexendo sempre. Leve novamente ao fogo baixo, mexendo sem parar até o creme engrossar. Desligue e acrescente a manteiga para dar brilho. Mexa até dissolver. Deixe esfriar coberto para não criar película.

Montagem:
Corte as zeppoles ao meio e recheie com o creme já frio, usando a manga de confeitar com bico pitanga. Feche e preencha o meio também com o creme.

Coloque em cima do creme uma cereja ou amarena e polvilhe com açúcar de confeiteiro.


Rendimento: aproximadamente 15 zeppoles.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário