8.2.17

Época de folia, confete, purpurina e bloquinhos de rua, o feriado de Carnaval também é uma oportunidade de viajar e conhecer novas pessoas...

Alimentação no Carnaval: manter a energia sem sair da dieta é possível

Nenhum comentário:
 
Época de folia, confete, purpurina e bloquinhos de rua, o feriado de Carnaval também é uma oportunidade de viajar e conhecer novas pessoas e culturas. Mas em meio a tanta agitação, como manter a energia para aproveitar a diversão com disposição? “É recomendável a ingestão de alimentos que sejam fontes de carboidratos, preferencialmente, integrais, como cereais, grãos e massas”, indica a nutricionista Juliana Menegazzi, consultora da Leve e Pronto, empresa de refeições congeladas saudáveis com toque caseiro.

                                     Foto: Divulgação / Leve e Pronto

O café da manhã deve ser reforçado para garantir o bem-estar durante o feriado. “Ele deve conter leite, pão integral, cereais, queijo ou ovo e frutas como manga, mamão, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão, que são ricas em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom trabalho muscular. Além disso, elas também auxiliam na desintoxicação do fígado”, recomenda.

Alimentos gordurosos e álcool em excesso devem ficar de fora da folia

 Para manter a saúde em dia durante uma das épocas mais animadas do ano, a nutricionista recomenda que os alimentos muito  gordurosos sejam evitados, pois eles prejudicam a digestão e ainda podem causar mal-estar durante a folia. “Além disso, as refeições  ricas  em sódio aumentam a retenção de líquidos e elevam a pressão arterial e também devem ser evitadas”, afirma.

O ideal é que os alimentos sejam leves e de preferência, naturais. A hidratação também não pode ser esquecida: o álcool é outro item que  deve ser consumido com moderação, pois além de prejudicar o organismo, acelera o processo de desidratação. Segundo Juliana, os sinais de desidratação requerem atenção, como boca seca, sonolência, redução da produção de urina, pele seca, dor de cabeça, tonturas e pressão baixa. “Os foliões devem beber muita água e sucos antes, durante e depois das comemorações”, recomenda.

                               Foto: Divulgação / Leve e Pronto

Manter a dieta durante o Carnaval é possível

Para levar somente boas recordações do feriado, sem aqueles quilinhos extras, o ideal é não pular as refeições e nem ficar muitas horas em jejum. “Para isso, as barrinhas de cereais, biscoitos integrais e frutas devem fazer parte do kit básico do folião mesmo na rua, pois esses alimentos mantêm a saciedade e evitam a tentação de comidas calóricas, gordurosas e pouco saudáveis, que geralmente são as opções mais comuns à venda, como salgados fritos, pasteis, entre outros”, explica a especialista. Altamente calóricas, as bebidas alcoólicas também devem ser ingeridas com parcimônia: uma lata de cerveja possui cerca de 150 calorias e uma dose de vodca, 230.

Mas, como todo Carnaval tem seu fim, ao final da festança o corpo precisa de uma boa recuperação das energias. Para isso, a alimentação equilibrada deve ser mantida, com cereais integrais, frutas, legumes e verduras que auxiliam no bom funcionamento do fígado, como couve, brócolis, couve-flor e repolho.

Os alimentos gordurosos também devem ser evitados, pois prejudicam a recuperação do organismo. “Aqueles ricos em açúcar também não são recomendados, mas uma boa opção são as carnes magras, que auxiliam o corpo nesse processo”, finaliza Juliana.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário