3.10.16

Estamos em plena primavera e o mês de outubro anuncia a temporada das alcachofras . Estas deliciosas flores em botão estão na sua melhor fo...

Tempo de alcachofra - Saiba como preparar as flores mais saborosas da primavera

Nenhum comentário:
 
Estamos em plena primavera e o mês de outubro anuncia a temporada das alcachofras. Estas deliciosas flores em botão estão na sua melhor forma e com ótimos preços. Ao comprá-las, escolha as mais pesadas, fechadas e firmes, que não apresentam descolorações.

                                                                Foto: Reprodução

Guarde-as na geladeira, acondicionadas em saco plástico ou em recipiente fechado para evitar que ressequem. Use-as dentro de poucos dias e abuse do alimento, pois seu valor calórico é considerado baixo (100 g de alcachofra cozida contém entre 50 a 60 calorias, dependendo do grau de maturação).

Além de ter baixas calorias, as alcachofras são ricas em fibras; em minerais como magnésio, fósforo, potássio e manganês; e vitaminas C e K.

A alcachofra é um tipo requintado de flor em forma de uma grande esfera, com pétalas verdes levemente tingidas de violeta rosado. Típica da região sul do Mediterrâneo, acredita-se que os egípcios a prepararam pela primeira vez há mais de dois mil anos e, segundo a lenda, era o prato preferido de Cleópatra.

A Itália é o maior produtor e consumidor de alcachofras do mundo. Aqui no Brasil seu cultivo ainda não é expressivo. Os estados que se destacam são Rio de Janeiro (região serrana) e São Paulo (região fria). As principais variedades são: Violeta de Provence, Roxa de São Roque, Verde Laon, Camus da Bretanha e Roxa da Romanha.

                                                            Foto: Reprodução

É uma espécie de planta perene, de clima temperado, que brota todos os anos após o inverno. Apesar de ser tolerante ao calor, não produz botões florais em climas quentes, necessitando de frio para o florescimento. As alcachofras devem ser colhidas antes da abertura das flores, com as pétalas ainda fechadas e arroxeadas. Após abrirem, tornam-se duras e pouco aproveitáveis para a culinária.

                                                          Foto: Reprodução

Podem ser preparadas de diversas formas, aproveitando as pétalas e o fundo e variando molhos e recheios ou até mesmo em deliciosas conservas. O básico é o cozimento e o jeito certo de abrir a flor. É uma hortaliça muito nutritiva, saborosa que valoriza refeições especiais. O rendimento depende do prato, mas, geralmente, serve-se uma alcachofra por pessoa.

Como preparar as alcachofras

Alcachofras inteiras

Lave-as bem e com uma faca afiada, corte o talo bem perto da base, retire as folhinhas soltas e faça um corte reto de aproximadamente 2,5 cm no topo das folhas. Com uma tesoura, apare as pontas das folhas restantes em toda a volta da alcachofra. Passe suco de limão em toda parte cortada para evitar que escureçam.

Fundos de alcachofra

Retire todas as folhas externas até atingir as folhas mais claras do miolo. Raspe a parte fibrosa central (o miolo não é comestível) e corte todas as folhas deixando apenas a base comestível (este processo pode ser feito após o cozimento).

                                                                                  Foto: Reprodução

Como cozinhar 

Em uma panela grande, de inox ou esmalte, coloque as alcachofras com as folhas voltadas para cima, com 2,5 cm de água fervente e salgada. Adicione algumas fatias de limão, e coloque um prato em cima para mantê-las submersas.  Tampe e cozinhe em fogo brando até conseguir furar a extremidade do talo com um garfo - de 15 a 20 minutos (pequenas) e 25 a 50 minutos (grandes). Retire do fogo e escorra muito bem, de cabeça para baixo. Abra as folhas para poder enfiar uma colher no centro e retirar toda a superfície fibrosa da base.

Os fundos de alcachofra são cozidos em fogo brando, também cobertos de água e sal, por 15 a 20 minutos. Aprenda uma receita italiana de conserva com o coração das alcachofras:

CONSERVA DE ALCACHOFRAS E LIMÕES NO AZEITE

Ingredientes:

2 kg de alcachofras
6 limões sicilianos
3 colheres (sobremesa) de sal grosso,
4 folhas de louro
Azeite para cobrir

Modo de Preparo:

Limpe as alcachofras, deixando somente o coração. Corte todos os corações ao meio e coloque-os em uma tigela com água suficiente para cobri-los.

Adicione o suco de um limão e uma colher de sopa de sal, em seguida, deixe descansar por uma noite inteira. Escorra as alcachofras em seguida, esprema delicadamente e coloque em potes já preparados (esterilizados), alternando em camadas com limões cortados em rodelas finas. 

Adicione duas colheres (sobremesa) de sal, folhas de louro e cravo, em seguida, cubra tudo com azeite de oliva. Feche bem os frascos e guarde em local adequado. Pode ser consumido depois de 15 dias.

Receita do livro “Le conserve in cucine” , 1994, Editora: Fratelli Melita.

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário