1.10.16

Uma receita simples e elegante, com multicamadas de massa levíssima, intercaladas com um delicioso recheio de chocolate, tem o seu charme n...

Dobos Torte - a elegante torta húngara

Nenhum comentário:
 
Uma receita simples e elegante, com multicamadas de massa levíssima, intercaladas com um delicioso recheio de chocolate, tem o seu charme na finalização – a última camada da massa é envolvida por um caramelo crocante, já riscado em fatias. Essa é a “identidade” da Dobos Torte, comumente encontrada em hotéis, restaurantes e confeitarias de todo o mundo.

                                                         Foto: Reprodução

A Dobos Torte ou Dobosh foi criada na Hungria  em 1885, pelo confeiteiro Josef C. Dobos, para a Exposição Geral Nacional de Budapeste, capital do país. Esta incrível torta, algumas décadas depois, já consagrava o nome do seu criador em todo o Continente Europeu e Novo Mundo.

DOBOS TORTE

Ingredientes:

Bolo:
2 xícaras (chá) de manteiga (240 g)
2 xícaras (chá) de açúcar (180 g)
8 ovos ligeiramente batidos
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de baunilha

Recheio:
200 g de chocolate meio-amargo derretido e frio
1 e ½ xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
1 e ½ xícaras (chá) de manteiga em temperatura ambiente (180 g)
2 colheres (chá) de baunilha
2 ovos
3 colheres (chá) de café solúvel dissolvido em 3 colheres (sopa) de água, frio
Caramelo:
1 xícara (chá) de açúcar (90 g)
2 colheres (sopa) de água

Modo de Preparo:

Bolo:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar homogêneo. Acrescente os ovos, batendo até obter um creme leve e fofo. Junte a farinha e a baunilha e misture delicadamente.

Numa forma de 22 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, coloque massa até forrar o fundo, mais ou menos 0,5 cm de altura. Leve para assar, forno 180°, por 10 a 15 minutos, ou até que as bordas estejam levemente douradas e o centro firme ao toque dos dedos.

Desenforme o disco sobre uma grade e deixe esfriar. Repita o processo até terminar toda a massa. Dá mais ou menos sete discos de massa. Se você tiver mais de uma assadeira de mesmo diâmetro, pode acelerar esse processo.

Recheio:
Numa vasilha, bata a manteiga, o açúcar a baunilha e o ovo até obter um creme fofo. Junte o chocolate derretido e o café e bata até que a mistura fique homogênea. Leve este creme à geladeira por uns 15 minutos ou até ficar firme para espalhar.

Montagem:
Coloque o recheio entre as várias camadas assadas, montando a torta, mas deixe uma massa reservada. Cubra inteiramente a torta, coloque o recheio que sobrar no saco de confeitar e reserve.

Caramelo:
Numa frigideira, derreta o açúcar em fogo baixo e acrescente água. Quando estiver formando uma calda dourada, espalhe imediatamente sobre o disco de massa reservado.

Rapidamente, com uma faca untada com manteiga, marque o caramelo como se fosse cortar o disco em fatias. Faça marcas mais ou menos profundas, sem cortar o disco. Isto será a decoração da torta e deve ser feito com rapidez, pois o caramelo endurece em menos de um minuto.

Quando o caramelo estiver totalmente frio, coloque o disco sobre o bolo e decore as laterais com o recheio reservado. Leve à geladeira até que fique bem firme, entre 3 e 4 horas. Corte a torta com uma faca mergulhada em água fervente.


Rendimento: 20 porções.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário