22.10.16

O salmão é um dos pescados de maior valor nutricional e traz incontáveis benefícios à saúde. Fonte de proteínas e nutrientes essenciais pa...

A versatilidade do Salmón de Chile foi tema do almoço-aula com o chef Cássio Prados, do Eataly SP

Nenhum comentário:
 
O salmão é um dos pescados de maior valor nutricional e traz incontáveis benefícios à saúde. Fonte de proteínas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, concentra altas quantidades de Ômega-3, vitamina D e Selênio, elementos importantes para prevenção de doenças metabólicas, do coração, do cérebro, da visão, entre outras.

Com essas informações diretamente relacionadas às escolhas mais saudáveis e à qualidade de vida, o importante alimento vem ganhando cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros. É importante ressaltar a necessidade de consumir um pescado de qualidade reconhecida e de excelente procedência. O salmão do Chile cumpre todos estes requisitos, além de ter sabor e leveza únicos, possui uma carne tenra ideal para preparação dos mais diversos pratos.

                                                  Salmão grelhado com purê de wassabi (Foto: Goiabada de Marmelo)

Com a proposta de revelar um pouco mais sobre o pescado chileno, a Salmón de Chile convidou o chef Cássio Prados, do Eataly São Paulo, para preparar receitas exclusivas com os prestigiados Salar (Salmão do Atlântico), Coho (Salmão do Pacífico) e com a delicada Truta Arco-Íris. O almoço-aula reuniu o prazer da gastronomia ao excelente produto resultando em muito aprendizado, pratos fantásticos e uma tarde muito agradável.

     Chef Cássio Prados executando o Ceviche (Foto: Goiabada de Marmelo)

   Ceviche (Foto: Goiabada de Marmelo)

O chef Prados usou o salmão e a truta nas suas criações. De entrada, preparou o Ceviche desconstruído com batata doce, milho e um toque de suco de maracujá; para principal, o Pescado grelhado foi acompanhado com purê de wasabi, ervilhas tortas e brotos. Na elaboração, tanto o salmão quanto a truta foram alternados nas duas receitas, justamente para que os participantes pudessem distinguir o sabor e a textura de cada um. O resultado foi espetacular.

Confira as informações sobre a ‘tríade do salmão’ cultivado em águas chilenas:
Salmão do Pacífico (Coho)
– Apresenta coloração prateada e azul escuro na região do dorso. Pode chegar a 97 cm de comprimento. Espécie sazonal disponível no mercado entre os meses de novembro e março.

Salmão do Atlântico (Salar)
– Apresenta coloração acinzentada com pequenas pintas na parte superior. Está disponível durante todo o ano e é vendido para os mercados dos Estados Unidos, Brasil e União Europeia.

Truta Arco-Íris – Coloração acastanhada ou amarelada com pintas pretas na região do dorso. Disponível durante todo o ano, com um pico entre outubro e fevereiro. É vendida principalmente para os mercados do Japão, Rússia, Estados Unidos e Brasil.

Indicações gastronômicas: Os três tipos de pescado ficam excelentes em saladas, massas, marinado e grelhado.

O Salmón do Chile é internacionalmente reconhecido pelas suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado no Sul do país, região privilegiada pelas excelentes condições de clima e solo, referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário