16.9.16

O chocolate é quase é uma unanimidade quando se trata de escolher um doce fino, pois costuma agradar aos mais diversos paladares. Nesse un...

Confeitaria fina está em alta no Brasil; saiba mais sobre o que faz um chocolate ter qualidade superior

Nenhum comentário:
 
O chocolate é quase é uma unanimidade quando se trata de escolher um doce fino, pois costuma agradar aos mais diversos paladares. Nesse universo, existem diferenças de qualidade – chocolates comuns e aqueles considerados finos, premium, de qualidade superior. 

E afinal, o que faz um chocolate ser considerado fino? Seria simplesmente a ausência de gordura hidrogenada? A procedência do cacau? A porcentagem de cacau? A forma de fabricação? O que torna o chocolate mais saboroso e também mais saudável?

                                                 Chocolates Casa Luker (Foto: Goiabada de Marmelo)

"Um chocolate fino reúne uma série de características que, juntas, o tornam mais gostoso ao paladar", diz o Chef Pâtissier Guma Dal' Acqua, da Linha Orquestra. Nos chocolates de alta qualidade, apenas a manteiga de cacau é utilizada como gordura, ou seja, ela não é substituída por outras gorduras.

Dal' Acqua (foto à esquerda) afirma que a qualidade do cacau, rico em antioxidantes, é essencial e faz toda a diferença na confecção de doces finos de chocolate. “Esse é um ponto inquestionável, a procedência do cacau e a forma como ele é transformado. Não é viável produzir um chocolate gourmet com um cacau que não seja excelente, e isso depende da região onde ele é cultivado, da expertise envolvida e de todo o cuidado no manejo. Nesse ponto, o cacau colombiano vem se destacando no segmento premium”, ele destaca.

A qualidade da produção de chocolates finos envolve desde o plantio de frutos selecionados até todo o processo de produção da barra do chocolate. “Estamos falando aqui de todos os detalhes de colheita, fermentação, secagem e torra do cacau até a mistura dos ingredientes do chocolate na fábrica e conservação do produto”.

Características dos chocolates premium

É possível diferenciar um chocolate fino ao degustá-lo, prestando atenção em algumas características:

Textura: Quanto mais cacau, mais duro é o chocolate. Os produtos com menos cacau têm textura mais gordurosa.

Aromas: Preste atenção nos aromas, que podem ser frutados, cítricos, adocicados, entre outros, e levam a uma verdadeira experiência sensorial.

Temperatura: Chocolates gourmet começam a derreter em temperaturas de 37°C. Você pode senti-lo derreter ao degustá-lo.

Acidez, Amargor, Doçura: Se esses fatores estiverem presentes, devem ser sutis e não agressivos. O mesmo vale para a adstringência.

Chocolate com Cacau Fino de Aroma no Brasil

Os chocolates CasaLuker, da Linha Orquestra, são feitos com Cacau Fino de Aroma, que se diferenciam pelos aromas frutais e florais. São produtos feitos com os melhores cacaus do mundo – criollos e trinitários. A CasaLuker tem um compromisso com os produtores de cacau, instruindo-os quanto às melhores práticas de cultivo, colheita e processamento das amêndoas e garantindo a compra direta de sua produção. 

A Linha Orquestra da Emulzint possui 9 tipos de chocolates premium produzidos pela tradicional empresa colombiana CasaLuker: 

São quatro tipos de Origens, produzidos a partir de amêndoas de Cacau Fino de Aroma provenientes de uma única região geográfica, que são elas: Tumaco, Huila, Arauca e o origem Colômbia.

Huila 65% Dark – Um chocolate com aroma doce, notas cítricas e sabor floral, onde a acidez se combina com o aroma do cacau para um resultado simplesmente delicioso;

Arauca 70% Dark – Um chocolate suave com equilíbrio extraordinário, acidez predominante e sabor exótico de frutas vermelhas, mel, jasmim e especiarias. Sua acidez cítrica e delicados tons de cacau são perfeitos para quem procura a experiência sensorial de um cacau Criollo;

Tumaco 85% Dark – Um chocolate de personalidade com aroma bem definido, típico do cacau colombiano. Um aroma amargo vigoroso e dulçor sutil combinados com notas florais e frutadas para dar a expressão máxima em chocolates amargos;

Colômbia 45% ao leite - Este chocolate ao leite reúne as qualidades do chocolate com forte personalidade. A interessante mistura de sabores acentua os tons de cacau com uma textura cremosa e suave. O sabor especial de caramelo revela um inconfundível sabor adocicado que dá a esse chocolate sua sofisticação.

E cinco tipos da linha Standard , produzidos a partir de mesclas de amêndoas de Cacau Fino de Aroma

Sombra 54% Dark – Um chocolate suave com sabor doce acompanhado de delicadas mas definidas notas frutais, cítricas e de rapadura. Somado a sua textura cremosa, cria uma explosão de sensações que despertam os sentidos.

Palenque 70% Dark – Um chocolate cheio de contrastes, que envolve o paladar com uma mistura de sabores. Suas notas amargas e tostadas dão a ele a típica robustez dos cacaus do norte do país. Suas notas especiais de café, sua maciez e acidez frutada dão um toque final a esse grande chocolate.

Ao Leite 33,5% - Este chocolate ao leite expressa a riqueza gastronômica da região costeira da Colômbia bem como seus ricos sabores tropicais. Seu sabor adocicado acentua notas de baunilha, doce de leite, rapadura e caramelo que inundam o paladar e complementam suas notas de leite.

Sierra Choc Branco - Um chocolate branco especial, com manteiga de cacau 100% colombiana, cremoso e com notas de caramelo. Altamente fluído devido ao seu alto teor de manteiga de cacau, o maior do mercado.

Sugar Free 37% ao leite (foto/ Goiabada de Marmelo) - Este chocolate ao leite sem açúcar reflete a riqueza de suas doces notas de caramelo com um delicado sabor de cacau. Sua textura suave e cremosa faz com que ele derreta na boca, enquanto sua nota de menta dá a ele um toque único.


Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário