24.8.16

Há cerca de 4 anos, a cerveja artesanal ganhou força aqui no Brasil e uma gama de sabores surgiu, à disposição dos bons bebedores. O consum...

Confira 5 motivos para beber cerveja artesanal

Nenhum comentário:
 
Há cerca de 4 anos, a cerveja artesanal ganhou força aqui no Brasil e uma gama de sabores surgiu, à disposição dos bons bebedores. O consumidor mais exigente e cada vez mais entendedor passou a fazer questão da qualidade. Para esse público não é só beber por beber, é preciso saborear, apreciar, decifrar o sabor e fazer daquela experiência algo prazeroso e único.

                                                 Foto: Thiago Capodanno

Para os que ainda não se renderam a este tipo de bebida, Clément Chevalier - cervejeiro sênior do Les 3 Brasseurs, brewpub francês localizado no Itaim – dá 5 motivos que devem pelo menos aguçar a curiosidade para a experimentação.

1 – Identidade própria

A caraterística principal de uma cerveja artesanal é que atrás de cada uma tem um cervejeiro com uma personalidade própria. Ele quer fabricar um produto perfeito a fim de dividir com o mundo inteiro aquele sabor. Como um chef fazendo centenas de ajustes para achar o tempero certo de um prato, o cervejeiro vai ajustar a receita dele até chegar na melhor cerveja, na mais surpreendente ou na mais inovadora. Cada cerveja artesanal é o resultado de um desejo de compartilhar qualidade e personalidade, por isso, cada uma tem a sua própria identidade.

2 - Ingredientes nobres

A base de toda cerveja fica em quatro ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. Para cada um desses insumos existem muitas variedades com perfis diferentes e caraterísticas próprias. Cada ingrediente é bem selecionado para trazer notas sensoriais que vão se harmonizar para um resultado perfeito. 

Uma levedura muita perfumada para se repousar sobra uma base de malte tostado levemente caramelizado, tudo sublinhado pelo aroma nobre de um lúpulo floral ou frutado. O cervejeiro vai selecionar seus ingredientes com o objetivo de desenvolver um produto único. Portanto ele deve usar os melhores ingredientes: a motivação dele não é quantidade, mas qualidade.

                                                    Foto: Thiago Capodanno

3 - Diversidade 

Uma cervejaria artesanal já tem por característica produzir em quantidades menores. Isso dá uma vantagem considerável em termos de flexibilidade e possibilidade para desenvolver novo produtos. Uma cervejaria artesanal consegue usar ingredientes que não poderiam ser usados em quantidades industriais como frutas, temperos, etc. Também o custo das matérias- primas pode ser um pouco mais caro, porque as quantidades serão menores. 

Assim, pode ser usado maltes especiais um pouco mais complexos, lúpulos mais raros. Disso resulta uma cerveja mais interessante, complexa, para ser degustada do mesmo jeito que um bom vinho ou destilado. Elas dão ao consumidor a possibilidade de descobrir nova sensações com uma profundidade que nenhum cerveja industrial consegue alcançar.

4 - Processo de fabricação

Cada cerveja artesanal é a vontade do cervejeiro de compartilhar seu produto. Por isso, ele vai cuidar de cada etapa de produção de uma maneira quase caseira, se dedicando pessoalmente na produção de cada litro da cerveja dele. Ele também vai fazer o possível para a cerveja chegar com a melhor qualidade ao consumidor. Ele vai, por exemplo, cuidar da embalagem para não estragar a bebida com os UVs ou oxidação; vai cuidar do armazenamento, do transporte; ele não vai filtrar ou pasteurizar se não precisar. 

Ao tomar uma cerveja bem feita e cuidada desde a brassagem até ser degustada passa-se a notar a diferença em relação as cervejas industriais. Uma distribuição na escala deles não permite ter uma atenção particular para cada garrafa.   

5- Cultura

Tomar uma cerveja artesanal é sempre uma aventura sensorial e cultural. Beber uma pale ale inglesa, por exemplo, dá uma visão bem diferente do mesmo estilo produzido nos EUA. Experimentar cervejas especiais de vários países dá essa oportunidade de paladares diferentes, tradições, dá dicas sobre a mentalidade do cervejeiros ao redor do mundo. Uma original pilsner da República Checa, uma Bock alemã, IPA inglesa são alguns exemplos de diferentes histórias que o consumidor pode conhecer por meio de um copo de uma boa cerveja feita de maneira artesanal.

                                                   Foto: Marcos M. Carmona

Depois de tantos bons argumentos, só resta beber uma cerveja artesanal. Mesmo com muito ainda a se explorar, esse mercado de cerveja artesanal já tem boas opções. Para provar algo diferenciado a dica é o Les 3 Brassseurs, microcervejaria francesa que fabrica e serve a cerveja no mesmo lugar.

E, sim, os franceses sabem fazer cerveja. Desde 2013 quando a primeira filial da rede de microcervejaria francesa Les 3 Brasseurs chegou ao Brasil, mudou-se o conceito sobre a cerveja produzida pelos franceses. Com grande tradição na fabricação da bebida, bastou pouco tempo e bons goles para o sabor peculiar da cerveja originária do norte da França cair no gosto dos brasileiros.

No cardápio, cervejas que conquistaram prêmios internacionais - um reconhecimento à dedicação e expertise da marca, que tem quase 60 filiais pelo mundo. Além das fixas, são fabricadas também as com edições limitadas.

Junto à produção da cerveja artesanal francesa aqui no Brasil, a casa propõe um cardápio variado com cozinha tipo “brasserie”, com grande influência francesa, mas com “aquele” toque brasileiro: uma cozinha simples e convival. Todos os pratos – petiscos, massas, carnes, sanduíches e flammes - têm sugestão de harmonização com as cervejas.

Inspirado em antigas fábricas francesas, o ambiente é apropriado para reunir os amigos em um bom bate-papo ou a família em um saboroso almoço de domingo. Lustre de cerveja, jornais, barris e fotos antigas são alguns detalhes da decoração. O espaço mais concorrido do brewpub é o beer truck com palmeiras, teto retrátil e um caminhão Ford 1928, transformado em um charmoso bar.


Rua Jesuíno Arruda, 470, Itaim Bibi - São Paulo
Tel: (11) 3167 4145

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário