24.8.16

O  Strudel de Maçã , apesar de ter origem austríaca, é bastante comum na maioria dos países que fizeram parte do Império Austro-Húngaro. “S...

Apfelstrudel em Bastardos Inglórios - wait for the cream

Nenhum comentário:
 
O Strudel de Maçã, apesar de ter origem austríaca, é bastante comum na maioria dos países que fizeram parte do Império Austro-Húngaro. “Strudel” é uma palavra alemã que significa ‘redemoinho’. Trata-se de uma massa finíssima recheada com maçãs e passas, enrolada e assada, onde contrastam a delicadeza crocante da massa e a maciez do recheio. O doce ganhou status de embaixador das sobremesas alemãs.

                                              Foto: Reprodução

A sobremesa também ganhou destaque nas telonas, em uma das cenas mais tensas do filme 'Bastardos Inglórios' (2009). Quentin Tarantino colocou na mesma mesa de jantar o sádico Coronel da SS Hans Landa (Christoph Waltz), a judia Shosanna (Mélanie Laurent ) e um apetitoso Apfelstrudel. O polêmico diretor adoça, à sua maneira, a cena de tortura psicológica com chantilly ... - “wait for the cream”. Veja no vídeo abaixo e aprenda, em seguida, a preparar a receita do doce.



(Este vídeo está hospedado no youtube e poderá ser removido a qualquer momento)

APFELSTRUDEL

Ingredientes:

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de manteiga
1 pitada de sal
3/4 xícara de leite morno

Recheio:
4 maçãs grandes descascadas, sem sementes e cortadas em fatias finas
1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de canela em pó
1/4 xícara (chá) de uvas passas, sem sementes
1/2 colher (sopa) de casca ralada de limão
Manteiga derretida para pincelar
1/2 xícara de amêndoas sem pele, picadas

Modo de Preparo:

Massa:
Coloque farinha de trigo sobre uma superfície, abra um buraco no centro e junte manteiga, sal, leite, amassando sempre, até a massa se desprender da superfície. Em seguida, bata vigorosamente até fazer bolhas, ficar homogênea e consistente como massa de pastel; deixe descansar por cerca de 30 minutos.

Recheio:
Em uma tigela grande, coloque as fatias de maçã, açúcar, canela, passas, casca ralada de limão, misture delicadamente e reserve.

Montagem:
Forre uma superfície com papel manteiga. Com um rolo, abra a massa rapidamente em todas as direções até ficar bem fina, quase transparente, e, usando uma tesoura, elimine as partes mais grossas das bordas. 

Pincele com manteiga derretida, polvilhe uma faixa horizontal (com 10 cm de largura) com amêndoas picadas e, por cima, distribua cuidadosamente a mistura de maçã, deixando um espaço de cerca de 4 cm nas duas extremidades da faixa de massa para o recheio não escapar quando enrolar.

Levantando o papel manteiga, enrole o strudel sobre o recheio, continue a enrolar como rocambole. Pincele a parte superior com manteiga derretida. Unte uma assadeira com manteiga e coloque o strudel, achantando as pontas com uma espátula. 

Leve ao forno brando (220°) por 10 minutos. Reduza a temperatura para média (180°) e asse por cerca de 20 minutos ou até ficar dourado. Sirva quente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário