27.7.16

Numa viagem à Áustria, certamente, um dos pontos turísticos obrigatórios para se visitar é a Ópera de Viena - Wiener Staatsoper - com sua b...

Sacher Torte - Conheça a história e a receita da torta mais famosa da Áustria

Nenhum comentário:
 
Numa viagem à Áustria, certamente, um dos pontos turísticos obrigatórios para se visitar é a Ópera de Viena - Wiener Staatsoper - com sua belíssima arquitetura estilo neo-renascentista. Unindo o útil ao agradável, bem em frente a um espetáculo encontramos outro, o tradicional Hotel Sacher, inaugurado em 1876.

Decorado com mobiliário elegante, antiguidades valiosíssimas e uma famosa coleção de pinturas, por lá é possível degustar a mais irresistível e autêntica torta de chocolate do mundo, a Sacher Torte. É bom marcar bem na agenda e reservar um final de tarde e começo de noite para visitar esse lugar, assistir a um espetáculo e, claro, comer uma fatia do clássico e maravilhoso bolo.

                          Sacher Torte (Foto: Reprodução)

A Sacher Torte apresenta duas camadas de pão-de-ló de chocolate escuro e de sabor intenso, intercaladas por geléia de damasco e banhadas por uma cobertura brilhante. Forte, mas com proporções e contrastes exatos, o seu interior macio e o glacê sedoso de cacau se complementam com a acidez dos damascos. Melhor ainda, pode ser servida com montanhas de chantilly! A original, servida em Viena e Salzburgo, vem acompanhada por uma porção de creme chantilly sem açúcar.

                                                    Sacher Café - Salzburg (Foto: Reprodução)

                                      Sacher Café - Viena (Foto: Reprodução)

O doce é criação de um Confeiteiro aprendiz de 16 anos – Franz Sacher – em 1832, para servir como sobremesa em um banquete oferecido pelo Príncipe Clemens Metternich, o lendário diplomata austríaco. Quando Metternich encomendou uma sobremesa especial para convidados importantes e o cozinheiro adoeceu, Sacher assumiu o posto e criou um esplêndido bolo de chocolate.

                                             Hotel Sacher Viena - Áustria (Foto: Reprodução)

Até hoje, a torta continua sendo preparada com a receita original, guardada “a sete chaves”.  Cada fatia vem com um selo oficial do hotel, feito de chocolate (igual aos de cera usados antigamente para lacrar cartas) para comprovar que é a Sacher Torte original. 

Os bolos para viagem são embalados em caixas de madeira com os cantos enfeitados de dourado e a marca do Hotel Sacher Wien na tampa, que ostenta uma gravura com a fachada do Hotel por dentro. 


A caixa, então, é embrulhada em papel bordô e decorada no estilo Biedermeier (estilo artístico marcado pela simplicidade e elegância que se tornou popular na Áustria e em menor escala na Escandinávia, no século 19). 


Segundo dados do site oficial da Sacher Torte, são produzidas cerca de 360 mil unidades todos os anos. É possível comprar a torta pelo site ou tentar preparar a versão caseira dela por conta própria! Confira a receita.



SACHER TORTE

Ingredientes:

Bolo

250 g de chocolate meio amargo
200 g de manteiga
1 e ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
8 gemas e 8 claras
2 xícaras (chá) de farinha de trigo

Recheio e cobertura
Geléia de damasco
200 g de chocolate meio-amargo
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparo:

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. Mexa bem até esfriar e ficar cremoso. Bata a manteiga com o açúcar peneirado e o sal até formar um creme bem liso.

Junte ao chocolate derretido e acrescente as gemas, uma a uma, batendo sempre para a mistura continuar cremosa.Bata as claras em neve firme. Espalhe-as sobre a massa de chocolate e peneire por cima a farinha. Misture delicadamente.

Unte com manteiga uma forma com 24 cm de diâmetro, enfarinhe com chocolate em pó e despeje a massa. Asse em forno 180°, por 1 hora a 1 hora e 20 minutos.

Retire do forno e deixe esfriar na própria forma. Desenforme, corte a torta ao meio e recheie com a geléia. Pincele um pouco também dos lados e por cima.

Geléia de damasco:

200 g de damascos secos
Suco de um limão
¾ xícara (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água quente.

Liquidifique todos os ingredientes da geléia, mas não deixe o damasco se desmanchar totalmente. Leve para uma panela e cozinhe por alguns minutos. Deixe esfriar.

Cobertura:

Pique o chocolate, junte uma xícara (chá) de água quente e mexa até ficar liso e derreter completamente. Acrescente o açúcar e leve ao fogo por uns 10 minutos até engrossar e forma uma película fina na superfície.

Espalhe a cobertura sobre o bolo e alise com uma espátula. Deixe secar e escreva o nome da torta em cima. Sirva acompanhada de chantilly sem açúcar.

Rendimento: 12 fatias.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário