28.7.16

Nunca tomamos tanto café como agora. As últimas pesquisas revelam que somos o segundo mercado, ficando atrás apenas (e por muito pouco) do...

Grãos moídos na hora garantem mais sabor ao café nosso de cada dia

Nenhum comentário:
 
Nunca tomamos tanto café como agora. As últimas pesquisas revelam que somos o segundo mercado, ficando atrás apenas (e por muito pouco) dos Estados Unidos. Porém, mais do que o aumento na quantidade de café consumido, o mais interessante nesse cenário é que brasileiro está aprendendo a degustar e a valorizar a bebida de qualidade.

O mercado aquecido com a venda das monodoses (ou cápsulas) e a procura pelas cafeterias e casas especializadas são exemplos disso. O café passado em casa também tem o seu protagonismo e, por isso, é importante conhecer as melhores formas de extrair o melhor dos grãos.

                                              Foto: Reprodução

Para Gelma Franco, especialista em cafés e proprietária da rede IL Barista, uma das  formas de explorar o melhor do café é moer os grãos na hora. “Café bom é café fresco. Os aromas e sabores são melhores preservados quando fazemos dessa forma. Hoje em dia existem moedores elétricos a partir de 80 reais e o investimento vale cada centavo”, explica. Também nesse processo há a forma correta de se conseguir bons resultados de acordo com o tipo de moagem:

Pulverizada: espessura muito fina, utilizada para o café turco. Esse tipo de café não é filtrado e o pó é diluído diretamente na água quente.

Fina: ideal para o café filtrado (papel ou pano) ou cafeteira elétrica.

Média: usada para o café espresso. Como o espresso é extraído sob pressão, é necessário que a moagem seja mais grossa para que o café saia com a concentração apropriada.

Grossa: utilizada nas cafeteiras Italiana (Moka) e Francesa (French Press).

Tipos de moedores de café

Os moedores de cafés vem em diversos modelos para atender perfis e necessidades diferentes. Conheça as principais vantagens de cada um:

Pequeno de uso caseiro

É portátil e fácil de manusear. Pode ser elétrico ou manual. Indicado para os amantes do café amadores no preparo dos grãos. Pode ser levado para qualquer lugar.

Médios e elétricos

Mais rápido e prático. Sua lâmina pode ser simples (como a hélice de liquidificador) ou mais elaborada como as de cerâmicas e a “flat” (duas lâminas lisas que moem o café).

Possui diferentes programações quanto à granulação do café e, por isso, permite o preparo do grão para diferentes tipos de bebida: desde Prensa Francesa, cuja moagem precisa ser grossa, até o café turco, onde o pó precisa ser muito fino (quase um talco).

Grande porte e profissionais

Possui uma infinidade de possibilidades de regulação de granulação do grão e temperatura. Indicado para uso profissional porque o manuseio deste equipamento requer muito conhecimento técnico.

SERVIÇO:

Lojas Il Barista

 Il Barista Morumbi Shopping
Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Lazer – loja 41
Tel.: (11) 5189 4593

Il Barista Shopping Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 360 3º piso – loja 405.
Tel.: (11) 3045 8191

Il Barista Itaim Casa do Saber
R. Dr. Mário Ferraz, 414 – São Paulo, SP.
Tel.: (11) 3297-7131

Banco Original Faria Lima
R. General Furtado do Nascimento, 66 - São Paulo - SP

Museu da Imigração
R. Visconde de Parnaíba, 1316 - São Paulo – SP

Museu do Café
R. XV de Novembro, 95 – Santos - SP

Banco Original Sede

Av. Rio Branco, 80 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário