Foi anunciado nesta segunda (13), em Nova York, o ranking “50 Best” que premia os melhores restaurantes do planeta. No topo da lista criada pela revista britânica “Restaurant” está o italiano Osteria Francescana (Modena, IT), de Massimo Bottura. Pela primeira vez a Itália realiza o feito de ocupar o primeiro lugar no mais importante prêmio da gastronomia mundial.
Massimo Bottura (Foto: Divulgação)
Chef-proprietário do Osteria Francescana, Massimo Bottura é famoso por suas reviravoltas sobre ingredientes culinários tradicionais italianos – destaque para a forma de servir o parmigiano reggiano, famoso queijo da região, com formas e texturas que a maioria dos clientes nunca imaginou experimentar.
Ao retirar o prêmio, Bottura agradeceu a sua esposa Lara e equipe -“Foi muito duro chegar até aqui. As pessoas acham que somos 'rockstars', mas todo dia é um trabalho duríssimo na cozinha. O ingrediente mais importante para o futuro é a cultura porque ela traz consciência e senso de responsabilidade”. O chef italiano anunciou também que os brasileiros poderão experimentar seus pratos no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, onde abrirá seu restaurante daqui a dois meses.
Novamente o representante brasileiro no ranking dos cinquenta principais foi o D.O.M., de Alex Atala, que caiu duas colocações em relação a 2015, ficando em 11º. Outros dois brasileiros tiveram destaque na classificação geral - o restaurante Maní (SP), ficou em 51º. lugar e o estreante Lasai (RJ), na 64ª. posição.
(Foto: Divulgação)
O segundo lugar foi do espanhol El Celler de Can Roca, dos irmãos Joan, Josep e Jordi Roca, que ocupou o topo no ano passado, seguido pelo Eleven Madison Park, dos Estados Unidos, premiado também como Melhor Restaurante da América do Norte.
A América do Sul comemora com cinco restaurantes. Além do D.O.M. (São Paulo), em 11º., três restaurantes peruanos estão entre os cinquenta melhores: Maido fica com o 13º. lugar; Fellow, mantém sua posição em 4º.; e Astrid y Gastón passa para 30º. Borago em Santiago (Chile), chega na 36ª. colocação.
A Lifetime Achievement (“Melhor Conjunto da Obra”) ficou com Alain Passard, que assina o L'Arpège (Paris); e o prêmio de Melhor Chef Mulher do Mundo foi Dominique Crenn do Atelier Crenn de São Francisco - ambos de origem francesa.
(Foto: Divulgação)
O prêmio Melhor Restaurante Sustentável, pelo segundo ano consecutivo, foi concedido ao dinamarquês Relae e o Melhor Chef Pâtissier do Mundo foi para Pierre Hermé, de Paris, o maestro dos macarons. O restaurante que mais subiu no ranking foi o Maido, de Lima, Peru, 31 posições.
The World’s 50 Best Restaurants reúne extraordinários talentos da gastronomia e seus respectivos restaurantes espalhados por 23 países, nos seis continentes. Neste ano, a cerimônia aconteceu pela primeira vez fora de Londres. O anúncio da lista, juntamente com prêmios especiais que celebraram a gastronomia global, aconteceu no palco do Cipriani Wall Street, em Nova York.
Veja a classificação:
1. Osteria Francescana (Itália) - premiado como o melhor restaurante da Europa
2. El Celler de Can Roca (Espanha)
3. Eleven Madison Park (EUA) - premiado como o melhor restaurante da América do Norte.
4. Central (Peru) - premiado como o melhor restaurante da América do Sul
5. Noma (Dinamarca)
6. Mirazur (França)
7. Mugaritz (Espanha)
8. Narisawa (Japão) - também premiado como o melhor restaurante da Ásia
9. Steirereck (Áustria)
10. Asador Extebarri (Espanha)
11. D.O.M. (Brasil)
12. Quintonil (México)
13. Maido (Peru) - também premiado como o restaurante que mais ganhou posições na lista (subiu 31 posições em relação a 2015)
14. The Ledbury (Inglaterra)
15. Alinea (EUA)
16. Azurmendi (Espanha)
17. Piazza Duomo (Itália)
18. White Rabbit (Rússia)
19. L'Arpège (França)
20. Amber (Hong Kong)
21. Arzak (Espanha)
22. The Test Kitchen (África do Sul) - também premiado como o melhor restaurante da África
23. Gaggan (Tailândia)
24. Le Bernadin (EUA)
25. Pujol (México)
26. The Clove Club (Inglaterra) - também premiado como o estreante mais bem-classificado na lista
27. Saison (EUA)
28. Geranium (Dinamarca)
29. Tickets (Espanha)
30. Astrid y Gastón (Peru)
31. Nihonryori Ryugin (Japão)
32. André (Cingapura)
33. Attica (Austrália) - também premiado como o melhor restaurante da Australásia
34. Restaurant Tim Raue (Alemanha)
35. Vendôme (Alemanha)
36. Borago (Chile)
37. Nahm (Tailândia)
38. De Librije (Holanda)
39. La Calandre (Itália)
40. Relae (Dinamarca) - também recebeu o prêmio de Restaurante Sustentável
41. Fäviken (Suécia)
42. Ultraviolet by Paul Pairet (China)
43. Biko (México)
44. Estela (EUA)
45. Dinner by Heston Blumenthal (Inglaterra)
46. Combal Zero (Itália)
47. Schloss Schauenstein (Suíça)
48. Blue Hill Farm (EUA)
49. Quique Dacosta (Espanha)
50. Septime (França)
Para conferir a lista de 2016 e todos os prêmios acesse The World’s 50 Best
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário