28.6.16

Não tem nada como aquele cafezinho preparado na hora não é mesmo? Além de ser super saboroso e ter até mesmo benefícios de saúde, o café tr...

Confira 7 dicas para fazer o melhor café coado

Nenhum comentário:
 
Não tem nada como aquele cafezinho preparado na hora não é mesmo? Além de ser super saboroso e ter até mesmo benefícios de saúde, o café traz conforto, energia e influencia até no estado emocional das pessoas. Afinal, quantas lembranças o cheirinho da bebida passada na hora é capaz de trazer...

 Os números apenas confirmam a percepção de que a bebida predileta dos brasileiros é mesmo o café: cada um de nós consome, em média, 1680 xícaras de café por ano ou pouco mais de quatro por dia.

Sim, o Brasil é o segundo maior mercado consumidor de café do mundo, perdendo apenas para aos Estados Unidos. Além disso, estima-se que 93% de toda essa bebida é feita em casa com o uso de coador de pano ou papel.

                                      Foto: Reprodução

 Para Gelma Franco, especialista em cafés e proprietária da rede IL Barista, o Brasil está vivendo um movimento interessante no consumo de café. “O café coado vem invadindo as cafeterias e restaurantes.  Já o café espresso e as monodoses, como sachês e cápsulas, estão fazendo o caminho inverso e estacionando nas mesas das famílias”, diz. Isso significa que estamos buscando replicar o sabor do café em várias situações e formas.

 Mas como fazer um café bem equilibrado? Veja as dicas para fazer o melhor café do mundo em casa: 

1 - A escolha do café

Escolha os tipos de café 100% arábica, classificados como gourmet ou especial e que tenham selos de certificação ou procedência. Esse tipo de grão é considerado nobre e produz uma bebida normalmente mais doce, chegando muitas vezes a dispensar o uso de açúcar. O aroma e o sabor podem lembrar cereais torrados, flores, frutas ou achocolatados. O café arábica pode ser comprado em casas especializadas.

2 - Em grãos ou moído?

O ideal é comprar o café torrado em grão e moer na hora para conseguir preservar todo o frescor e aromas desse café. Caso não possua o equipamento, pode-se usar o café já torrado e moído, mas que seja acondicionado em embalagem com válvula de respiro para preservar o aroma por mais tempo. Embalagens à vácuo também são boas, porque evitam a oxidação. Mas só até o momento da abertura do pacote.

3 - Água filtrada e quente

Use sempre água filtrada porque a água natural contém cloro e flúor que alteram o sabor da bebida. Jamais use água fervente porque isso queima o pó. O ideal é esquentar a água e desligar o fogo antes de realmente começar a ferver. Outra dica é escaldar bule, coador, filtro e até mesmo a xícara antes de usar. Tudo ajuda para manter a temperatura ideal do café.

4 - Quantidade e acondicionamento do pó

Depois de aberta a embalagem, é importante colocar o pó num frasco hermeticamente fechado e manter na geladeira. Sobre a quantidade, a especialista diz que a medida ideal é 10 gramas de pó para cada 100 mililitros de água.

5 - Filtro e Garrafa térmica

O filtro de pano é melhor porque ‘segura’ mais os aromas do café. Além disso, o pó deve ser colocado delicadamente dentro do filtro. Já a garrafa térmica não é recomendada. Bastam 15 minutos para a bebida oxidar e ficar com gosto de café requentado.

6 - Passando o café

Faça uma pré-infusão: coloque o pó de café no filtro e espalhe um pouco de água quente. É importante para umedecer todo o pó moído de forma homogênea, facilitando a extração por todas as partículas do café. Em seguida coloque a água, partindo do centro, fazendo movimentos circulares, bem devagar para que não formem bolhas ou crie deslocamento brusco na posição do pó no porta-filtro.

7- Sirva imediatamente

Café bom é café fresco e consumido de imediato.

SERVIÇO 

Il Barista Morumbi Shopping
Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Piso Lazer - loja 41, SP
Tel.: (11) 5189 4593

l Barista Shopping Vila Olímpia
Rua Olimpíadas, 360 3º piso - loja 405, SP
Tel.: (11) 3045 8191

Il Barista Itaim Casa do Saber
R. Dr. Mário Ferraz, 414 – São Paulo, SP
Tel.: (11) 3297-7131

Banco Original Faria Lima
R. General Furtado do Nascimento, 66 - SP

Museu da Imigração
R. Visconde de Parnaíba, 1316 - SP

Banco original Sede RJ
Av. Rio Branco, 80 - Centro, Rio de Janeiro - RJ

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário