19.5.16

O inverno já deu as caras e podemos pensar em preparar aquela deliciosa mesa de queijos e vinhos . Para oferecer uma recepção aos amigo...

Aprenda a compor uma tradicional mesa de queijos e vinhos para o inverno

Nenhum comentário:
 
O inverno já deu as caras e podemos pensar em preparar aquela deliciosa mesa de queijos e vinhos.

Para oferecer uma recepção aos amigos ou mesmo preparar algo mais íntimo, devemos levar em conta que essa deve ser uma reunião informal e oferecida, de preferência, em horário de jantar ou até um pouco mais tarde.

Se os termômetros marcarem baixas temperaturas melhor ainda para entrar no clima. Também não é preciso ser um grande entendedor de gastronomia e harmonizações para acertar na escolha dos queijos e vinhos, basta seguir algumas dicas importantes.  

A variedade na mesa é um dos principais itens a ser levado em conta na composição ideal para um ‘queijos e vinhos’. Escolha pelo menos dois queijos de cada tipo, preferindo sempre aqueles que agradam a maioria dos convidados.

                                            Foto: Reprodução

Para encontrar o equilíbrio ideal compre os queijos nas seguintes proporções

15% de queijos azuis, como Gorgonzola, Roquefort, Chamois Bleu, e Crem’Azur. Para acompanhá-los, os vinhos indicados são os tintos.

15% de queijos com casca branca, como o Camembert, o Brie e o Camois d’or. Os vinhos indicados são os tintos leves (jovens).

20% de queijos tipo suíço, como Gruyère e Maasdamer. Estes combinam com os vinhos tintos leves ou brancos secos.

25% de queijos suaves como o Gouda, Itálico, Saint-Paulin, Lou Palou e Emmenthal. Mais uma vez a combinação pode ser feita com os vinhos tintos leves e os brancos secos.

15% de queijos de sabor forte, como o Port-Salut, Parmesão,  Chavroux e Provolone. Estes pedem os vinhos tintos leves, brancos secos e os espumantes.

10% de queijos cremosos com sabores especiais.

Consumo médio

250 a 300 g por pessoa.

Acompanhamentos

Pães são ótimos acompanhamentos tanto para queijos como para vinhos.  Coloque-os nas extremidades da mesa em cestos de vime, com uma boa faca de pão, deixando que os convidados cortem o pedaço do tamanho que desejarem.

Os mais recomendáveis são: a baguete, o pão italiano, o pão de centeio, o pão ciabatta e os pães rústicos. Não esqueça as torradinhas e os grissinis para acompanhar os queijos cremosos.

 Se quiser dar mais opções aos convidados, pode servir também alguns frios. A variedade é grande e combinam muito bem.

                                                  Foto: Reprodução

 Onde servir

Coloque os queijos sobre tábuas ou suportes de madeira sem embalagens ou rótulos e cada um com sua faca, para não confundir aromas e sabores.

Em cada tábua podem ser colocados 3 tipos de queijos, com o primeiro corte já feito, para orientar os convidados.

O toque final pode ser dado com um arranjo de frutas com uvas verdes e rosadas, peras e maçãs verdes e vermelhas. Evite as frutas cítricas. Elas podem alterar o sabor e o aroma dos vinhos.


Guardanapos, talheres, pratos e copos apropriados aos diversos vinhos devem ser arrumados à parte, numa bancada auxiliar. Não use nada descartável.


Use sua criatividade para decorar uma linda mesa, com porta-guardanapos charmosos, ramos de trigo, velas, e outros elementos, pois o tema não poderia ser melhor!



      (Fotos: Reprodução)

Harmonização

Os vinhos servidos devem combinar com os tipos de queijo escolhidos. Por exemplo, queijos parmesão, gorgonzola ou roquefort combinam com vinho tinto encorpado. Já os do tipo ementhal e gruyere pedem vinhos tintos suaves.

Como bebida sem álcool, opte por água gelada, evite servir refrigerantes. Todas as bebidas devem ser abertas antes de virem para a mesa de jantar.

Os queijos devem ser comprados na véspera da recepção, observando os prazos de validade. Para melhor conservá-los, mantenha-os sob refrigeração, retirando,  pelo menos 1 hora antes de serem servidos, para recuperar a textura.

Se quiser incrementar ainda mais sua mesa, uma ótima sugestão é assar um queijo Brie inteiro, com castanhas e servir bem quentinho e derretendo. Veja receita abaixo:


 QUEIJO BRIE ASSADO COM NOZES

Ingredientes:

1 queijo Brie grande e inteiro
Azeite e pimenta do reino a gosto
50 g de nozes quebradas

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 150°. Coloque o Brie em um prato refratário que possa ir ao forno.

Com uma faca de ponta, faça um corte em forma de cruz na pele de cima. Em seguida, salpique com um pouco de pimenta do reino moída na hora e regue com um fio de azeite.

Coloque o brie para assar por aproximadamente vinte minutos ou até ele estufar e ficar dourado.
Retire do forno, e do centro do queijo, puxe a pele como se fosse uma pétala de flor, descobrindo a massa interior.

Despeje ali as nozes quebradas e sirva imediatamente com torradinhas, pão branco ou pão de nozes fatiado.

Receita retirada do livro ”Diário do Olivier: 10 anos de Viagem em Busca da Culinária Brasileira”; (Ed. Melhoramentos).

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário