O filme ‘Toast' (2010), dirigido por S.J. Clarkson, foi baseado na autobiografia do conceituado escritor e chef britânico Nigel Slate. O tema central da história é a comida, mas abordado sob outra perspectiva – o drama que as refeições industrializadas causaram na vida de um garoto.
Toast - Merengue de limão (Foto: Reprodução)
Na cozinha dos Slater, em Wolverhampton, Condado de West Midlands, Inglaterra, encontrava-se apenas enlatados. Comida fresca e preparada na hora não era bem-vinda e isso se tornou um tormento para o pequeno Nigel (Oscar Kennedy/ Nigel garoto e Freddie Highmore/ Nigel adolescente) que sonhava com refeições deliciosas feitas em casa e como poderia ser prazeroso prepará-las.
Toast (Foto: Reprodução)
A doce mãe de Nigel, Sra. Slater (Victoria Hamilton) tinha muitas limitações culinárias – ela só sabia esquentar enlatados. Sua melhor habilidade na cozinha eram as torradas com manteiga (por isso o nome “Toast”), preparadas na torradeira, claro, mas que Nigel amava.
Sofrendo com problemas pulmonares ela acaba falecendo e Nigel fica à mercê da nova empregada, Sra. Potter (Helen Bonham Carter), que, com o tempo, se torna a nova esposa de seu pai. Apesar dos seus atritos com a madrasta, o garoto tem que admitir que ela é a melhor cozinheira que já conheceu.
Os interesses culinários de Nigel vão se tornando maiores, talvez pela competitividade com a Sra. Potter pela atenção do pai, ou mesmo pelo desafio que este assunto representava na sua vida desde que era menino. Já adolescente, ele frequenta as aulas de economia doméstica na escola e confirma sua vocação profissional. Consegue finalmente reproduzir com perfeição a tão incrível receita da sua madrasta, a Torta merengue de limão.
Toast (Foto: Reprodução)
Nigel vai embora da sua cidade quando também fica órfão de pai e, muito jovem ainda, entra para a cozinha do Savoy. A partir daí nasce para o mundo um dos mais brilhantes chefs e escritores da gastronomia internacional.
Muito diferente das histórias dos chefs de cozinha que normalmente citam avós, mãe ou tias como inspiração para sua profissão, o longa mostra que nem sempre um excelente cozinheiro se espelha em alguém da sua família.
Ambientado na década de 1960, o filme tem várias faces e uma das mais evidentes é a chegada dos eletrodomésticos e dos alimentos industrializados que revolucionaram os lares da época. Em várias cenas podemos ver as latas predominando na prateleira do mercado e na despensa da casa de Nigel. A batedeira, a torradeira ou o aspirador de pó também são vistos em várias ações.
As cenas têm um ar vintage, com luz, cenário e trajes lindos. A trilha sonora é delicada e de muito bom gosto, sendo um dos pontos altos do filme. Inclui ‘If You Go Away’, uma versão de “Ne Me Quitte Pas”, por Dusty Springfield. Confira vídeo:
(Este vídeo está hospedado no youtube e poderá ser removido a qualquer momento)
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário