25.4.16

A receita de Pão Chato Toscano descrita no romance “Mil Dias na Toscana”, de Marlena De Blasi, traz a magia que nos faz mergulhar no univ...

Conheça a receita de Schiacciata do livro 'Mil Dias Na Toscana'

Nenhum comentário:
 
A receita de Pão Chato Toscano descrita no romance “Mil Dias na Toscana”, de Marlena De Blasi, traz a magia que nos faz mergulhar no universo bucólico de um dos lugares mais fantásticos do mundo. A Toscana, com sua paisagem única, suas cores alaranjadas e seus ciprestes verde-musgo, é o belo cenário que vai nos inspirar para preparar esta receita simples, de sabor forte e espetacular.

                             Val d'Orcia - Toscana (Foto: Reprodução)

“O forno fica pronto num domingo e combinamos que a primeira fornada acontecerá na manhã do sábado seguinte…
No jardim, antes do sol nascer, arrumamos a lenha e os gravetos para acender o fogo… Criamos uma natureza-morta de galhos de carvalho e de parreira com um grande feixe de talos de funcho selvagem secos postos em cima para aromatizar. Para dar sorte… O vale está a salvo e vamos assar pão.”

(trecho do romance “Mil Dias Na Toscana” pgs. 60 e 61)


PÃO CHATO TOSCANO (Schiacciata Toscana)

                           Pão chato toscano (Foto: Goiabada de Marmelo)


Ingredientes:

2 tabletes de fermento biológico fresco
1 colher (chá) rasa de açúcar mascavo
2 e 3/4 de xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de azeite extravirgem
3 colheres (chá) de sal
6 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo 101 Premium
1 xícara (chá) de fubá moído bem fino
2 colheres (sopa) de folhas de alecrim frescas, bem picadas
Sal grosso (opcional)
Azeite extravirgem para untar a forma, borrifar e dar o brilho final

Modo de Preparo:

Em uma tijela grande, misture o fermento, o açúcar e a água morna, mexendo até os grãos do açúcar se dissolverem. Cubra com filme plático e deixe o fermento ganhar força, por 10  minutos. Misture o azeite com o sal e acrescente ao fermento. Comece a adicionar a farinha, uma xícara por vez, mexendo bem a cada adição.

Junte o fubá e misture, formando uma massa macia e seca. Se perceber que a massa ainda está grudando, acrescente mais farinha, uma colher de cada vez. Jogue a massa sobre uma superfície polvilhada e sove-a por 10 minutos. Ponha a massa em uma tigela levemente untada com azeite e cubra com filme plástico Deixa crescer por uma hora ou até dobrar de tamanho.

Libere o ar da massa com um soco firme, divida-a ao meio e estique cada parte em uma forma de 30 cm, levemente untada com azeite e polvilhada com fubá. A massa vai oferecer alguma resistência, mas nao ceda à tentação de usar um rolo de massa. Com a ponta dos dedos, empurre a massa para as bordas da forma e deixe-a descansar.

Depois de alguns minutos volte e estique-a novamente para as bordas da forma. A essa altura, a massa terá descansado o suficiente e deverá se deixar moldar por suas mãos. Cubra as schiacciate com panos de prato limpos e deixe-as crescer por meia hora. Enquanto isso, preaqueça o forno a 220 graus.

Depois que a massa tiver crescido pela segunda vez, feche os punhos e amasse os pães com os nós dos dedos,  “apertando-os” e criando pequenas cavidades. Borrife sobre as schiacciate o azeite, que ficará preso nas cavidades, depois, espalhe o alecrim e o sal grosso, se tiver optado por usá-lo. Asse-as por 20 a 25 minutos, ou  até que estejam bem douradas.

Tire os pães das formas e coloque-os sobre grelhas para que esfriem. Usando um pincel de confeiteiro, passe umas gotas de azeite sobre eles ainda quentes. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Tradicionalmente, em vez de serem fatiadas, as schiacciate são quebradas e passadas de mão em mão, na mesa.


(Receita do livro “Mil dias Na Toscana", Marlena De Blasi, Ed. Sextante – 2004)

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário