A embalagem do chocolate em pó Nestlé, conhecido popularmente como Chocolate dos Padres (que na verdade é Chocolate Dois Frades), foi inspirada na pintura “Il Piatto Favorito” (O Prato Favorito), do artista italiano Alessandro Sani (1856 – 1927). Essa história guarda ainda uma revelação surpreendente e muito engraçada – no quadro original, os frades estão preparando um frango, – ou seja, nada a ver com uma degustação de chocolate ou uma panela de brigadeiro, como todo mundo pensa.
Foto: Goiabada de Marmelo
A princípio, a pintura foi escolhida para estampar a embalagem do Chocolate Gardano S.A., fábrica brasileira que surgiu em 1921 (também detentora da marca Alpino). Em 1957, a Gardano foi comprada pela suíça Nestlé, que, na década de 90 registrou a marca ‘Dos Padres’.
Em 1995, a companhia conseguiu comprar o quadro original, que hoje se encontra exposto no Centro de Memória, na sede da Nestlé. Enfim, nem estes frades retratados no século 19, em Florença, e muito menos o pintor Alessandro Sani imaginaram que sua representação atravessaria séculos para se transformar em chocolate em pó.
'O Prato Favorito' (Foto: Reprodução)
Alessandro Sani reproduzia em suas pinturas cenas típicas do cotidiano da época, incluindo, em algumas, o dia a dia no interior e a convivência com os religiosos. Muitos dos seus quadros satirizam situações que sugerem alguns pecados capitais. Isso fez com que suas obras fossem vistas como anti-clericais. Entre elas, além de ‘O Prato Favorito’, estão ‘Na Biblioteca do Mosteiro’; ‘Dia de Mercado’; e ‘Um jogo de Xadrez’. Conheça:
'Um Jogo de Xadrez' e 'Dia de Mercado' (Foto: Reprodução)
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário