26.4.16

O romance do escritor francês Marcel Proust ficou marcado para a posteridade por estes delicados bolinhos em forma de “coquille de Saint-J...

Madeleines “Em Busca do Tempo Perdido”

Nenhum comentário:
 
O romance do escritor francês Marcel Proust ficou marcado para a posteridade por estes delicados bolinhos em forma de “coquille de Saint-Jacques”(concha de vieiras). No célebre episódio de “ Em Busca do Tempo Perdido" referente ao mergulho das madeleines no chá, ele evoca sua memória gustativa e desce ao âmago do inconsciente em busca do seu passado.

                          Madeleines (Foto: Reprodução)

Guiado pelos sentidos e pelo prazer daquele momento, é remetido a um labirinto de emoções e sensações extraordinárias, que derrubaram os alicerces protetores da razão e da inteligência. Assim, a memória involuntária foi atingida pelo gosto da pequena madeleine. 

                     Marcel Proust (Foto: Reprodução)

“Minha obra é dominada pela distinção entre a memória involuntária e a memória voluntária… Para mim, a memória voluntária, que é, sobretudo, uma memória de inteligência e dos olhos, não nos dá do passado senão faces sem verdade; mas um aroma, um sabor reencontrados, em diferentes circunstâncias, revela-nos, mesmo contra nossa vontade, o passado, sentimos como esse passado era diferente do que acreditávamos recordar, e que nossa memória voluntária pintava, como os maus pintores, com cores sem verdade.” (Marcel Proust)

MADELEINES

Ingredientes:

150 g de açúcar
3 ovos
150 g de manteiga
Raspas de 1 limão
150 g de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó

Modo de Preparo: 
Bata o açúcar com os ovos até ficar leve e clarinho. Acrescente a farinha e o fermento peneirados e misture delicadamente. Por último, junte a manteiga derretida fria e as raspas de limão, mexendo, até incorporar bem.

Deixe descansar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso, unte as forminhas especiais para madeleines (em formato de concha) ou outras forminhas pequenas que possuir (de empadinha ou pão de queijo) com manteiga e polvilhe com farinha, batendo e retirando o excesso.


Após o tempo de espera, preencha 2/3 da capacidade das forminhas e leve ao forno pré-aquecido, 220°, por 12 a 15 minutos. Retire das forminhas ainda mornas, polvilhe açúcar de confeiteiro e sirva-as em seguida, com o chá de sua preferência.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário