18.4.16

O clássico crème pâtissière, com inúmeras aplicações em sobremesas, precisa ser cuidadosamente preparado para ter a leveza e a suavidade qu...

Aprenda a preparar o clássico Creme de Confeiteiro

Nenhum comentário:
 
O clássico crème pâtissière, com inúmeras aplicações em sobremesas, precisa ser cuidadosamente preparado para ter a leveza e a suavidade que lhe é peculiar. A receita original tem sabor baunilha, mas pode ser acrescentada de licores, chocolate, frutas ou outras combinações especiais, depende de onde será usado. 

                 Tarteletes com creme de confeiteiro (Foto: Reprodução)

Ingredientes:

500ml de leite
1/2 fava de baunilha ou 1 colher (chá) de essência de baunilha
5 gemas
125g de açúcar
25g de farinha de trigo
25g de amido de milho

Modo de Preparo:

                   (Foto: Reprodução)

Aqueça o leite com a fava de baunilha, ou a essência até começar a ferver. Tire do fogo, retire a fava e deixe esfriar um pouco.

 Bata as gemas com o açúcar até ficarem claras e cremosas e depois junte a farinha e o amido de milho. Junte o leite à mistura de gemas aos poucos, mexendo sempre.

Volte o creme à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até a mistura engrossar e ferver. Deixe cozinhar por 1 minuto sem parar de mexer. Despeje em uma tigela e cubra com papel filme rente ao creme (para não criar película por cima). Deixe esfriar e antes de usar bata até ficar cremoso.

Rendimento: 700g
(Receita do livro “Sobremesas e suas Técnicas” –  Le Cordon Bleu)

Nenhum comentário:

Postar um comentário