Tradição, hospitalidade ou saúde, não importa o motivo, tomar chá é uma arte e requer, no mínimo, sensibilidade e elegância. O momento nos sugere uma pausa na agitação da vida cotidiana para um momento de calmaria, introspecção e reflexão. O ritual tem início na escolha, depois no processo de infusão e finalmente na degustação desta preciosa bebida.
(Foto: Reprodução)
Para quem acha que chá é uma opção sem graça, tenha a certeza que existe um mundo de sabores, aromas, descobertas e prazeres para ser apreciado. Temos disponíveis, hoje, mais de três mil variedades no mercado mundial, prontas para o consumo. Podemos encontrar as ervas, folhas, flores, frutos, raízes e especiarias puras ou em misturas perfeitas e delicadas, compondo os famosos “blends”.
(Foto: Reprodução)
No meio de toda essa variedade, existe um chá fabricado artesanalmente na China, que chama a atenção por ser exótico e nos proporcionar um verdadeiro encantamento visual. Feito com a Flor do Amaranto, considerada sagrada por muitos povos, o chá é conhecido como a “bola da fortuna”. A flor é colhida e fechada manualmente, depois guardada num recipiente bem vedado e escuro.
Ao entrar em contato com a água quente ela se abre e libera todo o seu aroma e beleza.
(Foto: Reprodução)
A Preparação
Um bom chá deve ser preparado em infusão. O chá em “sache”, dos tempos modernos, torna a bebida mais branda e retira dela o verdadeiro sabor. Outra dica é que não se deve misturar açúcar ou adoçante. Ao adoçá-los, o sabor da erva original é mascarado e alterado. Além disso, os chás não devem ser fervidos para que não haja a perda de suas substâncias.
Portanto, é necessário ferver a água e colocá-lo em infusão, abafando o recipiente por alguns segundos. Deve ser servido quente, pois é o calor que condensa o seu sabor. Sua temperatura deve ser suficientemente elevada ao ponto de quando tocá-lo nos lábios, acontecer uma sensação agradável, prenúncio do prazer que ele lhe proporcionará.
Consumo pelo mundo
Nos países asiáticos diz-se que "o chá é uma bala mágica que mantém a família unida”. O Japão é um dos principais responsáveis pela apreciação e divulgação do chá através dos séculos, com sua tradicional “cerimônia do chá”. Este costume tem um significado que sintetiza o estilo de vida zen budista.
(Foto: Reprodução)
Já as famílias chinesas, tradicionalmente tomam o chá após o jantar. Na Índia, o “chai”, simboliza a hospitalidade e apreço pelos convidados à casa. Mas, não existe quem não se encante com a tradição do “chá das cinco”, a famosa pausa que os ingleses fazem e que, se pudessem, parariam o país para este momento.
Onde encontrar os melhores chás em São Paulo
Para quem deseja provar sabores variados de chá, o roteiro abaixo sugere alguns estabelecimentos localizados na capital paulista. Conheça mais sobre os locais:
Petrossian
A loja Petrossian, em São Paulo, possui uma seleção de chás desenvolvidos especialmente por Armen Petrossian. Com sabor doce e frutado, o chá Tante Bella tem folhas do ceilão da China e cranberrie; e o Tante Irina leva inusitada mistura de laranja doce da Espanha, limão e bergamota italiana. Ambos podem ser levados para casa, ou saboreados na loja da marca.
A Loja do Chá
A casa de chá oferece mais de 200 blends vendidos a granel ou para consumir no local. As xícaras revelam ervas, frutas e blends bastante aromáticos, já preparados com infusão adequada para cada tipo. As gavetinhas do local escondem raridades, como o Formosa Fancy Superior Choice Oolong, de Taiwan.
Tea Connection
A loja desenvolve seus blends com os melhores sabores do mundo, sencha do Japão, oolong da China, cacau do Equador, blueberries da Patagônia, baunilhas doces do Brasil, darjeeling da Índia. Os clientes podem escolher e levar para casa seis variedades de chá a granel e comprar os acessórios para a preparação.
Fundação Maria Luísa e Oscar Americano
O serviço de chá é disposto na mesa com requinte - as louças são brancas e os bules de prata, seguindo a tradição inglesa. O chá completo tem preço fechado e inclui salgadinhos, biscoitos, tortas e doces variados.
As Noviças
Com mais de 60 itens, o chá é servido em sistema de rodízio por garçonetes vestidas de noviças ao som de música sacra e canto gregoriano. Pães caseiros, sucos, salgados, chás nacionais e doces estão entre os quitutes.
Khan el Khalili
Casa de chá temática com 13 ambientes, alguns deles com tendas árabes. Apresentações de dança do ventre acontecem diariamente. No cardápio há grande oferta de chás nacionais e importados, além de café árabe, vinhos e destilados. Funciona em sistema de rodízio.
SERVIÇO
Petrossian
Shopping Iguatemi, Piso térreo, loja 5B
Av. Brg. Faria Lima, 2232 - SP
A Loja do Chá
Shopping Iguatemi
Av. Brg. Faria Lima, 2232, SP
Tea Connection
Alameda Lorena, 1271 - Jardim Paulista, SP
Fundação Maria Luísa e Oscar Americano
Avenida Morumbi, 4077 - Morumbi, SP
As Noviças
Av. Miruna, 442 - Moema, SP
Khan el Khalili
Rua Doutor José de Queirós Aranha, 320 - Vila Mariana, SP
Compartilhe a matéria nas redes sociais:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário