7.2.19

Lagosta, Camarão e Paella trazem combinações e receitas saborosas para pratos mais saudáveis Sabor, ótima apresentação, temperos especiais...

Gastronomia mediterrânea: conheça 3 pratos para se apaixonar

Nenhum comentário:
 
Lagosta, Camarão e Paella trazem combinações e receitas saborosas para pratos mais saudáveis
Sabor, ótima apresentação, temperos especiais, além de alimentos frescos, como frutos do mar, vegetais e saladas coloridas, são algumas das principais características da gastronomia mediterrânea. Completam o cardápio um bom vinho para acompanhar os pratos. Ficou com vontade?

                        Lagosta ao Thermidor / Marettimo (Foto: Divulgação)

Bastante conhecida pela riqueza de seus ingredientes típicos, que ressaltam o aroma e proporcionam experiências únicas ao paladar, a gastronomia mediterrânea tem conquistado cada vez mais adeptos, que buscam alimentos mais naturais.

Segundo o gerente do Restaurante Marettimo, Francisco das Chagas Alves de Souza, a combinação dos frutos do mar com as especiarias, como azeite, limão ou vinagre balsâmico, ervas e temperos aromáticos, produz a riqueza dos pratos mediterrâneos. “O diferencial nos preparos dos pratos está no frescor da matéria prima. Quem sabe apreciar consegue sentir a boa textura de frutos do mar frescos”, explica.

Polvo puxado no azeite e alho, peixe grelhado e carnes exóticas também entram no cardápio, além de temperos aromáticos como a páprica, açafrão, cúrcuma, alecrim, curry, tomilho, louro, sálvia, orégano, nos moscada, cravo, canela, entre outros. “Além destes temperos darem cor aos pratos, o aroma que se agrega ressalta tons de pratos e sobremesas, tornando a gastronomia perfeitamente harmonizada”, detalha o chef do Marettimo, Francisco Everaldo Silva.

Para trazer mais detalhes de alguns pratos desta culinária, confira três destaques que merecem ser provados:

Lagosta ao Thermidor

Um prato francês composto por carne de lagosta cozida com cenoura ralada, gema de ovo, mostarda e conhaque, recheado e gratinado na casca de lagosta. “O uso da cenoura ralada traz um toque doce ao prato, embora seja o ingrediente mais simples, gera uma vivência inesquecível”, explica Silva.

Para acompanhar, segundo o chef, o vinho branco pode ser uma boa pedida, já que o prato é mais encorpado. 

Camarão à Marettimo

                    Camarão à Marettimo (Foto: Divulgação)

Feito à base de curry, noz moscada, mostarda, pimenta do reino e creme de leite, o leve sabor do molho curry com as especiarias casam muito bem com o camarão. Para deixar o prato ainda mais saboroso, o vinho branco também é uma das escolhas para saborear este prato.

“Vinhos como Pera Manca, Lolo, Paulo Laureano Vinhas Velhas Branco conseguem harmonizar bem com estes pratos”, sugere Silva.

Paella

Arroz especial, mariscos, moluscos e pescados, escaldado com caldo de peixe do chef.
A Paella é servida com caldo de peixe bem quente, perfeito para acompanhar e completar o prato. Para sentir ainda mais a textura dos frutos do mar, a dica do chef é pedir o prato “al dente”.

Por ser um prato espanhol, vinhos roses ou brancos secos são os mais indicados para harmonizar com a Paella.  “Um vinho com uma uva espanhola (tempranillo), um rose refrescante 100% tempranillo, como o Copa Real Rosado, o Infinitus Branco Seco ou um vinho espanhol de uva Chardonnay e Viura são boas pedidas. Ambos casam muito bem com a Paella”, indica o chef da Casa.

SERVIÇO:

Os pratos acima podem ser encontrados no Restaurante Marettimo, recém-inaugurado no Anália Franco, em São Paulo. A Casa conta com capacidade para até 300 pessoas, uma adega com mais de 80 rótulos de vinhos, além de estar ao pé do Parque Ceret, um dos mais conhecidos da Zona Leste da Capital. Mais informações www.marettimo.com.br

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário