17.1.19

A culinária mediterrânea é uma das mais ricas e diversificadas que existe: são diversos pratos repletos de ingredientes frescos e refrescant...

As deliciosas receitas mediterrâneas de Marbella

Nenhum comentário:
 
A culinária mediterrânea é uma das mais ricas e diversificadas que existe: são diversos pratos repletos de ingredientes frescos e refrescantes. Há muitos locais que seguem essa tradição culinária milenar, mas poucas cidades apresentam exemplos mais simples e gostosos que Marbella.

                             Marbella (Imagem: Nick Kenrick/ Flickr)

A cidade é famosa por seus ótimos passeios gastronômicos e grandes eventos esportivos, mas não há necessidade de percorrer todo o caminho até lá para provar alguns dos seus deliciosos pratos.Existem várias receitas saborosas que são muito fáceis de fazer e aqui estão alguns dos principais pratos que te levarão direto ao coração dessa maravilhosa região mediterrânea.

                              Patatas Bravas (Imagem: Ewan Munro/ Flickr)

“Patatas bravas”: unanimidade gastronômica


É claro que tábuas de queijos especiais são uma boa opção, mas uma das melhores formas de surpreender convidados  é juntar esse tipo de aperitivo com criações que elevem o nível do encontro para um verdadeiro evento gastronômico e as “tapas” espanholas são a escolha perfeita para fazer isso.

Elas são uma das melhores criações da Espanha e podem vir de diversas maneiras diferentes. Tapas como as “croquetas” e os “boquerones” são deliciosas, mas as “patatas bravas” são uma verdadeira unanimidade.

As batatas são fritas ou assadas com diversas especiarias locais e servidas com um gostoso molho de tomate. Essa simples combinação é capaz de agradar a todos os tipos de paladares e essa receita merece fazer parte de qualquer reunião de amigos.

                                         Gazpacho (Imagem: Flickr)

Gazpacho e Ajoblanco: sopas refrescantes e simples de fazer

O gazpacho é nativo da Andaluzia e a maioria dos restaurantes de Marbella oferece a sua própria versão desta mundialmente famosa sopa fria. Uma mistura de tomate, pimentão, alho e especiarias, esse prato é ideal para um almoço leve ou um lanche no meio da tarde.

Além de ser muito simples e refrescante, ele é ótimo para vegetarianos e é possível servir uma versão mais saborosa e apimentada ao adicionar um pouco de pimenta do reino e cominho na receita.

                                 Ajoblanco (Imagem: Flickr)             

Outra opção deliciosa que veio direto dessa região é o ajoblanco. Essa sopa fria de amêndoa e alho é uma criação espanhola antiga e seus outros ingredientes principais são leite, pão branco, uvas e maçãs.

É muito comum ver o ajoblanco ser servido em Marbella com uma guarnição de melão suculento, o que torna esse prato ainda melhor para um almoço leve durante o calor intenso. Ainda, é possível servir essa sopa com amêndoas tostadas no topo no lugar de pão, o que confere uma dose extra de sabor a essa receita.

Variedade impressionante de receitas e sabores

Essas três são apenas algumas das principais receitas simples, deliciosas e refrescantes que a culinária mediterrânea oferece. Existem muitas outras opções para quem quiser experimentar e vale a pena se aventurar por essa cozinha incrível e variada.

RECEITAS:

“PATATAS BRAVAS”

Ingredientes:

Batatas:
2 colheres (chá) de alecrim
4 dentes de alho
4 colheres (sopa) azeite
1,5 kg de batatas
2 colheres (chá) de páprica
2 colheres (chá) de sementes de erva-doce
Sal

Molho:
6 colheres (sopa) de azeite
2 cebolas picadas
8 dentes de alho
6 pimentas dedo-de-moça (picados, sem semente)
2 cenouras raladas
2 colheres (chá) de tomilho
8 tomates médios (picados, sem semente)
2 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Sal

Opcional: Pimenta-do-reino
  
Modo de Preparo:

Corte as batatas em cubos desiguais de tamanho médio e cozinhe-as na água com sal até que elas estejam no ponto. Depois disso, asse-as no forno com o resto dos ingredientes até que elas fiquem douradas ou frite-as no óleo.

Molho:
Refogue o alho e a cebola com azeite numa panela. Depois coloque a cenoura junto com a pimenta e as folhas de tomilho. Adicione água para que a mistura não resseque e mexa tudo por volta de cinco a sete minutos.

Adicione o vinagre e os tomates picados, temperando com a pimenta e o sal a gosto. Depois que a mistura começar a ferver, continue cozinhando até que o molho engrosse.

“GAZPACHO”

Ingredientes:
1 litro de água
12 tomates maduros
1 pepino
2 pimentões verde
2 dentes de alho
Miolo de 4 pães franceses amanhecidos
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de vinagre
Sal

Opcionais: Pimenta-do-reino e Cominho

Modo de Preparo:

Retire o meio do tomate e descasque o pepino. Depois disso, bata todos os ingredientes no liquidificador, coe a mistura resultante e coloque-a em uma tigela.

Então é só deixar esfriar na geladeira e servir quando estiver gelada (por volta de uma hora). 

AJOBLANCO

Ingredientes:
6 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de amêndoas sem pele
12 colheres (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de vinagre
8 fatias de pão de forma
4 colheres (chá) de sal
12 uvas verdes (picadas) sem semente
6 dentes de alho

Opcionais: Pimenta-do-reino e Cominho. Punhado de amêndoas torradas

Modo de Preparo:

Coloque as amêndoas em água fervente por um minuto, deixe secar e retire a pele. Depois disso, amoleça o pão na água.

Bata o pão, as amêndoas, o alho, o azeite, o sal e o vinagre no liquidificador, adicionando água aos poucos até obter uma consistência fina. Caso queira a versão apimentada, também adicione a pimenta e o cominho.

Deixe esfriar na geladeira e sirva em tigelas individuais decoradas com azeite e as uvas no topo.  Nessa hora também é possível adicionar as amêndoas torradas.

Compartilhe as receitas nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário