2.10.18

A Vila Don Patto , complexo gastronômico localizado no km 2,5 da Estrada do Vinho, em São Roque , a 60 km de São Paulo, aproveita a chegada ...

Safra da alcachofra incentiva festival gastronômico na Vila Don Patto, em São Roque

Nenhum comentário:
 
A Vila Don Patto, complexo gastronômico localizado no km 2,5 da Estrada do Vinho, em São Roque, a 60 km de São Paulo, aproveita a chegada da Primavera e a safra da alcachofra para incluir no cardápio dos seus restaurantes português e italiano receitas inéditas e saborosas de entradas, pratos principais e até sobremesas feitas com essa flor comestível – que deve ser colhida antes que floresça, para que possa ser consumida.

                 Alcachofra recheada / Restaurante Don Patto (Foto: Divulgação)

Até o dia 20 de novembro, turistas e clientes poderão saborear no restaurante português Don Patto, por exemplo, como entrada, fundo de alcachofra ao alho. A hortaliça também será servida in natura tanto fria (com vinagrete, molho rosé ou tártaro) quanto quente (salteada na manteiga). Nos pratos principais, a alcachofra acompanhará talharim, camarões ou bacalhau.

No italiano La Pasta, a alcachofra pode ser encontrada recheada com ricota e espinafre. Também como entrada, o fundo de alcachofra ao molho de quatro queijos já faz sucesso. O penne e o risoto com alcachofra são os pratos principais individuais, mas o polpetone e a lasanha são as opções para duas pessoas.

                   Sobremesa / Restaurante Don Patto (Foto: Divulgação)

Os restaurantes servirão uma novidade: a sobremesa feita com o fundo de alcachofra flambado com brandy na calda de mel e especiarias, servida com sorvete de creme.

A safra da alcachofra acontece entre setembro e novembro. A região serrana de São Roque e, também, as cidades de Piedade e Ibiúna são os principais produtores do estado de São Paulo, respondendo por mais de 90% do seu cultivo no Brasil.

A alcachofra é procedente da região sul do mar Mediterrâneo, mais provavelmente do Magrebe, na África. Mas existem indícios da planta em estado natural na Tunísia. Há registros de que egípcios a conheciam. Os gregos teriam iniciado o seu cultivo na Sicília e na Magna Grécia.

Foi trazida ao Brasil pelos imigrantes italianos. Na região de São Roque, é cultivada há cerca de 150 anos, onde se adaptou ao clima da região. As partes comestíveis, chamadas de escamas ou pétalas, apresentam uma base carnosa.

O nome "alcachofra" provém do árabe al-kharshûf (que significa "planta espinhuda"). Já cynara - seu nome científico - vem do grego. Diz a lenda que Cynara seria o nome de uma jovem que rejeitou Zeus e, por isso, foi transformada nesta planta.

A hortaliça possui boas quantidades de vitamina A e C e de sais minerais, como o ferro, o cálcio e o fósforo. Também possui elementos eficientes que regulam o fígado, além de ser indicada nas dietas, em virtude de seu baixo teor calórico. Pela quantidade de vitamina C presente, a alcachofra é indicada no combate a anemias e ao raquitismo.

O complexo Vila Don Patto foi construído em um antigo vinhedo de propriedade de imigrantes portugueses de São Roque e tornou-se um centro de gastronomia e lazer. Ocupando diferentes platôs de uma montanha em meio à Mata Atlântica, ali funcionam um restaurante típico português, um italiano, uma boulangerie, um empório com adega e um café & grelhados, além de uma choperia, uma cervejaria e uma sorveteria.

As promoções dos restaurantes são oferecidas semanalmente no site www.viladonpatto.com.br. Informações e reservas podem ser feitas pelo telefone (11) 4711-3001 e (11) 98804-6035.

SERVIÇO

Festival da Alcachofra
Data: até 20 de novembro
Vila Don Patto - Estrada do Vinho – Km 2,5 - São Roque – SP
Informações e reservas: (11) 4711-3001 e (11) 98804-6035.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário