Potência
vitivinícola do chamado Novo Mundo, o Chile fechou 2016 com 47% do mercado de
vinhos importados no Brasil, ranking que lidera desde 2002 e onde apresenta
crescimento constante. No último ano, o aumento foi de 8,97% em valor e 14,53%
em volume (os dados são da Intelvid) e o Brasil segue entre os cinco principais
mercados de exportação para os vinhos do Chile, que registram presença maciça
nas prateleiras de lojas e supermercados, em restaurantes, na mente e no
paladar dos apreciadores no Brasil.
Reforçando a importância do mercado brasileiro para a indústria do vinho no Chile, uma delegação de produtores e enólogos de 37 representativas vinícolas do país desembarcou no Brasil no dia 9 de agosto para o 7º Tasting Wines of Chile, um dos principais eventos de vinhos no País, realizado no icônico Hotel Unique.
Reforçando a importância do mercado brasileiro para a indústria do vinho no Chile, uma delegação de produtores e enólogos de 37 representativas vinícolas do país desembarcou no Brasil no dia 9 de agosto para o 7º Tasting Wines of Chile, um dos principais eventos de vinhos no País, realizado no icônico Hotel Unique.
Foto: Divulgação
A
Masterclass que abriu o evento foi comandada pelo especialista brasileiro Jorge
Lucki, que conduziu a degustação de dez vinhos expressivos da ‘Qualidade e
Diversidade’ dos vinhos do Chile, tema da grande aula. Enólogos das vinícolas
que integraram a Masterclass compuseram a mesa diretora do evento: Nicolás
Farias (Viña Undurraga), Francisco Grohnert (Viña Ventisquero), Marcelo Papa
(Concha y Toro), Felipe Ortiz (Casa Donoso), María Paz Garcés (Garcés Silva
Family Vineyards), Mario Geisse (Casa Silva), Eugenio Lira (Las Niñas),
Patricio Torres (Veramonte), Gonzalo Guzmán (El Principal) e Germán Lyon (Perez
Cruz).
“O Brasil é
um dos mercados mais importantes para a Wines of Chile. No primeiro semestre
deste ano teve um crescimento de 20%. Nós costumamos dizer que os brasileiros
têm o vinho chileno em seu coração; nossos vinhos satisfazem os paladares e os
corações dos apreciadores do Brasil”, resume Angelica Valenzuela, diretora
comercial da Wines of Chile.
Após a
Masterclass, mais de 900 profissionais do setor participaram do Walk Around
Tasting e degustaram as novidades e destaques de 37 vinícolas (box abaixo) que
ocuparam um dos mais amplos salões do Hotel Unique.
“O Brasil é
nosso primeiro sócio comercial do Chile na América Latina e o 4º em todo o
mundo. São 20 anos de relação comercial que levaram os vinhos chilenos a
estarem, por 15 anos consecutivos, no primeiro lugar do ranking de vinhos
importados no Brasil”, finaliza María Julia Riquelme, diretora do ProChile
Brasil.
Vinícolas
participantes do 7º Tasting Wines of Chile em São Paulo:
Apaltagua,
Bodega y Viñedos Korta, Casas Del Bosque, Concha y Toro, Cono Sur, Emiliana,
Encierra, Espiritu de Chile, Garcés Silva Family Vineyards, Miguel Torres
Chile, Santa Rita, Siegel Family Wines, Veramonte, Viña Alto Quilipin, Viña
Anakena, Viña Aresti, Viña Bisquertt, Viña Carmen, Viña Casa Donoso, Viña Casa
Silva, Viña Casablanca, Viña Cousiño Macul, Viña Doña Javiera, Viña Echeverria,
Viña El Principal, Viña Errazuriz, Viña Las Niñas, Viña Montes, Viña Perez
Cruz, Viña Requingua, Viña San Esteban/In Situ, Viña San Pedro, Viña Santa
Carolina, Viña Tarapacá, Viña Undurraga, Viña Valdivieso, e Viña Ventisquero.
Mais informações:
http://www.prochile.gob.cl.
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