24.5.17

Saúde, sabor, frescor. Essa é a proposta da 4ª edição do Organic Food Fest , que acontece de 05 a 19 de junho/17 em 30 restaurantes badalad...

4º Organic Food Fest oferece alta gastronomia orgânica

Nenhum comentário:
 
Saúde, sabor, frescor. Essa é a proposta da 4ª edição do Organic Food Fest, que acontece de 05 a 19 de junho/17 em 30 restaurantes badalados de São Paulo e em 10 do Rio de Janeiro e vai reunir mais de 120 receitas inéditas e sustentáveis. O festival é o único gastronômico à base de orgânicos do Brasil com a proposta de incentivar uma alimentação saudável e um consumo sustentável. Para criar uma verdadeira opção sensorial e gustativa, os chefs precisarão criar um menu-degustação exclusivo em 3 tempos com, pelo menos, metade dos ingredientes de origem orgânica, proveniência agroecológica ou de pequenos produtores. Os menus terão o preço fixo de R$ 55 ou R$ 88 (por pessoa), dependendo da escolha da casa. Bebidas e 10% de serviço à parte.

      Salada de painço, Legumes com frango ao tucupi e Salada verde da chef Bela Gil (Foto: Beto Roma)

A chef e apresentadora Bela Gil, grande defensora da culinária natural e da cozinha de qualidade todo dia, na mesa de todos, é uma das grandes estreias do Off nesta edição. Ela participa com menus exclusivos nos restaurantes da Bela, nos hotéis de luxo da rede americana Best Western, no Arpoador e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os restaurantes Antonietta Cucina, Badaró Morumbi, Bar da Dona Onça, Bossa, Chez Vous, Condessa Bistrô, Comedoro, Félix Bistrot, Jacarandá, Mercearia do Conde, Sarrasin e Sympa são alguns dos participantes desta edição, que vão adaptar ou ampliar seus menus de base orgânica para atender às regras do festival. No Rio de Janeiro, participam: Amélie Creperie, Bottega Del Vino, Duo, Espírito Santa, Fazenda Culinária, Mensateria e os restaurantes Da Bela. 

Para ser orgânico, o produto não pode ter recebido adubo químico, agrotóxico, hormônio, antibiótico, insumo geneticamente modificado, radiação ou qualquer aditivo sintético. Na maioria dos casos, em edições anteriores, os chefs bateram as metas mínimas e conseguiram apresentar pratos de 80 a 100% orgânicos.

Criado pelo empresário alemão Matthias Börner, grande entusiasta do mercado de orgânicos, o festival visa disseminar o uso de alimentos orgânicos na alta gastronomia e fomentar o setor no Brasil. Alimentos orgânicos fazem bem à saúde por serem mais completos nutricionalmente, mais saborosos e ricos em minerais como ferro, selênio e potássio do que os convencionais. Pessoas com alergias e intolerâncias alimentares também têm se beneficiado de dietas de origem orgânica. Eles são benéficos à saúde também de quem os produz e manipula, por não haver risco de intoxicação. “A produção dos orgânicos respeita princípios, como proteção da biodiversidade, condições dignas de trabalho e o manejo correto da água e do solo. Substituir a alimentação convencional pela orgânica é iniciar uma revolução sustentável. Na Europa, até cidades com apenas 50 mil habitantes possuem supermercados inteiramente orgânicos”, explica Börner, idealizador do evento. Um primeiro importante passo para tirar do Brasil um rótulo vergonhoso: campeão mundial no uso de agrotóxicos. Iniciativa para promover uma alimentação saudável e um consumo sustentável. Sabor sem veneno.

SERVIÇO:

Organic Food Fest (Off)
www.organicfoodfest.com.br
Tel. 11 97390-6888

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário