15.3.17

Na próxima sexta-feira (17), as comemorações em homenagem ao patrono da Irlanda, Saint Patrick , ganham destaque nos países de língua ingle...

Saint Patrick’s Day: Conheça a origem da celebração e aprenda receita típica para a data

Nenhum comentário:
 
Na próxima sexta-feira (17), as comemorações em homenagem ao patrono da Irlanda, Saint Patrick, ganham destaque nos países de língua inglesa. Considerada uma das celebrações mais populares do mundo, o festival atravessa fronteiras e atrai os devotos mais animados que não perdem uma boa comemoração para beber com os amigos. No Brasil, particularmente na capital paulista, a festa ganha produções especiais nos Pubs espalhados pela cidade.

                             Foto: Reprodução

Vale destacar a simbologia usada para identificar esta tradicional festa. A tradição de se usar verde no dia de São Patrício começou com o hábito de usar, preso à roupa, um trevo semelhante ao que o santo carrega. O folclore irlandês conta que este trevo representa a Santíssima Trindade, doutrina que professa a Deus em três pessoas distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. O trevo por ser verde e representar a boa sorte, se tornou símbolo do patriotismo católico do país.

O Duende provavelmente tenha vindo do folclore celta. Conhecido como homem pequeno, de paletó, cartola verde e uma longa barba ruiva, faz de tudo para proteger o seu tesouro escondido no fim de um arco-íris. A Cruz Celta, outro símbolo da festa, teve sua origem quando São Patrício tentando converter celtas irlandeses em cristãos, resolveu unir o sol (forte símbolo Irlandês) com a cruz do cristianismo.

                                           Foto: Reprodução

O primeiro “St. Patrick’s Festival” foi realizado na Irlanda em 1996. Atualmente as festividades duram cinco dias naquele país.Durante o dia, os irlandeses costumam se fantasiar e participar de desfiles com fogos, acrobacias e shows. A festa, porém, atrai o público mais jovem à noite, com todos os pubs montando uma programação especial, com descontos nas bebidas e apresentações musicais.

Alguns pontos turísticos muito conhecidos no mundo também ganham coloração verde para homenagear a data. A icônica roda gigante London Eye, com luzes verdes é a representante inglesa das homenagens e o Rio Chicago (EUA) tem suas águas tingidas de verde em homenagem ao santo.

                               Chicago - USA (Foto: Reprodução)

As bebidas mais consumidas na data são as clássicas Cerveja Guinness e o Whiskey Irlandês. O Chopp Verde, criado exclusivamente para o St. Patrick’s Day, chegou a esta coloração adiciona-se uma dose de menta à bebida. Na culinária, destaca-se o Fish’n’Chips, prato típico da cozinha britânica. Aprenda receita, aqui:

FISH AND CHIPS

Ingredientes:

600 g de peixe fresco (Robalo ou outro de filé não muito fino)
(na receita original usa-se o bacalhau fresco (“cod fish”)
Sal e pimenta branca a gosto
Farinha de trigo

Massa para Empanar:
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 / 2 colher (chá) de sal
Pimenta branca a gosto
1 lata de cerveja
1 ovo

1 litro de óleo para fritar

Modo de Preparo:

Corte o peixe em pedaços de mais ou menos 150 g cada. Tempere com pouco sal e pimenta branca. Reserve.

Misture a farinha, o sal e a pimenta numa tigela alta. Em outro recipiente bata o ovo, acrescente a cerveja e misture até obter uma espuma. Incorpore a mistura de farinha com a de cerveja. Mexa bem até obter uma massa lisa e homogênea.

Seque o peixe com papel absorvente e passe-o pela farinha de trigo pura. Sacuda para retirar o excesso e passe pela massa de empanar.

Frite no óleo quente (180°) em frigideira alta para que fique totalmente submerso (os filés de peixe precisam flutuar na gordura quente enquanto fritam).

Quando ficarem dourados, retire e escorra em papel absorvente. Sirva imediatamente, com os acompanhamentos abaixo.

Acompanhamentos:

4 batatas fritas cortadas em palitos grossos
Purê de ervilhas
1 fatia de limão
Molho tártaro

Molho tártaro (sugestão de receita):
1 vidro pequeno de Maionese
Alcaparras
Suco de limão
Aliche (opcional)
Salsa picada
Cebolinha picada
Tempere a maionese com todos os outros ingredientes, a gosto.

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário