13.3.17

Prato típico da culinária russa e ucraniana, o Frango à Kiev é preparado com peito de frango recheado com manteiga de alho e ervas finas, de...

Frango à Kiev

Nenhum comentário:
 
Prato típico da culinária russa e ucraniana, o Frango à Kiev é preparado com peito de frango recheado com manteiga de alho e ervas finas, depois empanado, podendo ser frito ou assado.

Apesar do nome ser uma alusão à cidade de Kiev, capital da Ucrânia, historiadores afirmam que ele foi criado no Merchants Moscow Club no início do século 20 e rebatizado de “Frango Kiev”, em dos restaurantes soviéticos, alguns anos depois.

Mas essa é apenas uma das hipóteses da sua origem, existem outras, como a receita foi elaborada pela primeira vez na França, uma vez que a Imperatriz Elizabeth Petrovna (1741-1752) da Rússia preferia a culinária francesa e, assim, enviava os cozinheiros russos para treinar e ampliar seus talentos naquele país.

Com um nome que remete à Rússia Czarista, por um bom tempo foi considerado um dos pratos mais sofisticados entre os menus internacionais. A manteiga de ervas lhe confere um toque de elegância, sabor e aroma irresistíveis.

De tempos em tempos faz-se uma releitura deste prato e se ele está na moda ou não;  se a sua origem é ucraniana, russa ou francesa, pouco importa, o que vale é que a combinação de ingredientes transforma um simples peito de frango em uma iguaria irresitível! Então, vamos à receita!

FRANGO À KIEV

                                          Foto: Reprodução

Ingredientes:
6 filés médios de frango
3/4 de xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa)  de cebolinha verde picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 ovo
1 colher (sopa) de água
3/4 de xícara de farinha de rosca
óleo para fritar

Modo de Preparo:

Misture a manteiga, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta. Forme um retângulo, embrulhe em papel manteiga e leve à geladeira.

Abra os filés de frango e bata com o batedor de carne, até ficarem  unifirmes, com 1 cm de espessura. Corte o tablete de manteiga em 6 partes iguais e coloque uma no centro de cada filé. Enrole-os dobrando também as extremidades para cobrir completamente a manteiga. Prenda com palitos e passe na mistura de farinha de trigo e sal a gosto.

Bata o ovo com a água num prato fundo. Passe os filés nessa mistura e depois na farinha de rosca.
Arrume os filés em assadeira grande, numa só camada. Cubra com uma folha de papel manteiga e leve à geladeira por 2 horas, até que a farinha de rosca seque na superfície.

Numa panela grande, com óleo suficiente para imergir os filés, frite 2 de cada vez. Retire quando estiverem dourados e pressione com um garfo, se estiverem firmes, estarão no ponto certo (não fure os filés). Remova os palitos auxiliares e sirva quente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário