24.2.17

Quando se fala em cana-de-açúcar a primeira memória que vem à mente é o suco geladinho, doce e refrescante, que acompanha o pastel na feira...

Cana-de-açúcar: do campo para a mesa

Nenhum comentário:
 
Quando se fala em cana-de-açúcar a primeira memória que vem à mente é o suco geladinho, doce e refrescante, que acompanha o pastel na feira de domingo. Um velho conhecido do brasileiro, o tradicional caldo de cana. No entanto, o que muitos não sabem é que essa planta fina de formato cilíndrico e folhas grandes, que pode alcançar até seis metros de altura, pode ser consumida de várias maneiras, como por meio de receitas doces.

                                    Foto: Reprodução

"Quando bem explorada, a cana-de-açúcar tem muito a oferecer para a alimentação. O mel de engenho, por exemplo, é um tipo de xarope denso obtido do caldo da cana por meio da sua fervura, evaporação e purificação pela retirada da espuma, e esta etapa precede o processo de cristalização do açúcar", conta o antropólogo Raul Lody.  O melado, como também pode ser chamado, está presente em âmbito nacional nos diferentes preparos cotidianos, em especial, no café da manhã e nos lanches, e forma hábitos e escolhas de sabores que fazem parte dos nossos sistemas alimentares.

Para se inspirar, colocar a mão na massa e provar o doce, o antropólogo sugere uma receita fácil e apetitosa de bolo de melado, uma de suas prediletas. Confira abaixo!

BOLO DE MELADO

Ingredientes: 
    
300ml de melado de cana de açúcar (1 ½ xícara de chá) - que pode ser comprado pronto em supermercados
3 ovos
3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
150ml de leite
600g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó (caso sua farinha já contenha fermento não precisa adicionar mais)

Modo de Preparo:

 Pré-aqueça o forno a 200°. 

Numa batedeira ou liquidificador, misture a manteiga, os ovos inteiros, o leite e o melado de cana. Bata até que a mistura fique homogênea; aí, então, acrescente a farinha de trigo e continue a bater até agregar toda a farinha.

Adicione o fermento e misture-o à massa manualmente e de forma suave. Coloque-a numa forma untada com manteiga e deixe descansar por 10 minutos para o fermento agir. Coloque depois no forno (a 200 graus) e deixe assar por aproximadamente 45 minutos.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário