11.11.16

TORTA DE NOZES E CAFÉ    Foto: Goiabada de Marmelo Ingredientes: 5 ovos 2 xícaras (chá) de açúcar 100g de nozes moídas ...

Especial de Natal: Torta de Nozes e Café

Nenhum comentário:
 
TORTA DE NOZES E CAFÉ

   Foto: Goiabada de Marmelo

Ingredientes:

5 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
100g de nozes moídas
meio tablete de chocolate meio-amargo ralado (100g)
1 xícara (chá) de leite 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
½ copo de conhaque para regar a massa (ou a *calda que preferir)

Glacê:
300 g de manteiga sem sal de boa qualidade
1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de café solúvel

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve. Junte as gemas uma a uma, batendo. Em seguida, acrescente aos poucos o açúcar, as nozes, o chocolate e o leite. Misture levemente a farinha peneirada com o fermento.
Leve ao forno médio (180°), em forma redonda untada por aproximadamente 40 minutos. Desenforme e deixe esfriar.

Glacê:
Bata a manteiga (em temperatura ambiente) até ficar cremosa. Junte em fio o leite condensado, batendo sempre e por fim o café solúvel diluído em 1 colher (sopa) de água quente. Bata mais um pouco até conseguir um creme homogêneo.

Corte a massa da torta ao meio, regue com o conhaque e espalhe um pouco do glacê. Coloque a outra metade por cima e repita operação. Com o glacê restante, usando o bico de confeitar decore toda a torta.

Dicas:
- Se não quiser usar café solúvel no glacê, pode substituir por chocolate em pó na seguinte quantidade: 1 colher (sopa) de chocolate em pó dissolvido em 1 colher (sopa) de água morna. Acrescente ao creme de manteiga aos poucos, para chegar na tonalidade de cobertura ( mais clara ou mais escura), conforme preferir.

- As nozes da decoração foram passadas por corante comestível dourado em pó.

- Se não quiser usar bebida alcoólica para umedecer a massa, use uma *calda feita com 1 xícara de água, 2 colheres (sopa) de açúcar, pedacinhos de cravo, canela, anis estrelado e casquinhas de laranja. Deixe ferver para apurar um pouco, coe e utilize no lugar do conhaque.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário