31.8.16

Por aqui ele não é tão popular, mas nos Estados Unidos o Bagel é um verdadeiro ícone gastronômico e cultural. O pãozinho chegou à América ...

Conheça o Bagel, tradicional pãozinho americano e surpreenda-se com a receita

Nenhum comentário:
 
Por aqui ele não é tão popular, mas nos Estados Unidos o Bagel é um verdadeiro ícone gastronômico e cultural. O pãozinho chegou à América pelas mãos dos imigrantes da colônia judaico-austríaca,  durante a Segunda Guerra. 

Ganhou rapidamente o apreço dos padeiros e hoje, estima-se que, apenas em Nova Iorque, sejam consumidos mais de 5 milhões de unidades  por ano. É bastante popular também em Montreal e Toronto, no Canadá e em Londres, Inglaterra, cidades que concentram grande população judaica.

                                                      Foto: Reprodução

A Murray’s Bagels em Nova Iorque, Noah’s Bagels na Califórnia, Oregon e Washington, e St-Viateur Bagel em Montreal são padarias especializadas na produção desses deliciosos pãezinhos. Conhecidas como bagel shops, elas oferecem sabores variados - entre os mais procurados estão os salpicados com poppy seed (semente de papoula)  e sesame (gergelim).

Para comprá-los no supermercado as opções também são muitas - desde o plain bagel (bagel simples), cinnamon raisin (canela e passas), whole grain (integral), onion (cebola), entre tantos outros. Um bagel tem aproximadamente 250 calorias, mas, para o deleite dos aficcionados por dieta, a Thomas’Bagel lançou os Bagel Thins, uma versão magrinha, com apenas 110 calorias.

                                                                       Foto: Reprodução

Os bagels podem ser degustados com cream cheese ou  também servir de base para ótimos sanduíches. O mais interessante é que esse pãozinho tem uma preparação especial – ele deve ser escaldado em água quente com mel – é aí que a massa se expande e depois encolhe durante a cocção no forno, tornando-o tão diferente. Aprenda a prepará-lo:

BAGEL

Ingredientes:

800 g de farinha de trigo
60 g de fermento biológico fresco
70 g de açúcar
2 xícaras (chá) de leite
80 g de manteiga
2 colheres (chá) de sal (10 g)
Sementes de gergelim ou papoula para polvilhar

Modo de Preparo:

Coloque os ingredientes secos num recipiente grande, faça uma cova no centro e ali coloque o fermento esfarelado. Aqueça a manteiga e o leite a mais ou menos 60°, despeje sobre o fermento, misture e amasse bem até obter uma massa lisa e homogênea. Deixe descansar por 30 minutos, coberta, livre de corrente de ar.

Divida a massa em pedaços iguais (mais ou menos 80 g cada) e faça bolinhas sobre a bancada enfarinhada. Com o dedo, faça um furo no centro da bolinha e ainda sobre a bancada, gire a massa, sem tirar o dedo, até que ela se alargue e forme o bagel.

Leve ao fogo, numa panela alta, 3 litros de água misturada com 2 colheres (sopa) de mel. Quando ferver, abaixe o fogo e coloque os bagels (4 de cada vez) por uns 2 minutos, virando-os rapidamente (4 ou 5 vezes). Retire com cuidado, coloque-os em assadeira untada, pincele com ovo batido (opcional) e salpique a semente escolhida.

Leve ao forno pré-aquecido, 200°, por 20 minutos ou até dourarem.


Rendimento: 16 porções

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário