1.7.16

A Casa Godinho, tradicional empório fundado em 1888 na cidade de São Paulo, tem sua história retratada na obra de Silvia Soler Bianchi, Cas...

Tradicional empório de São Paulo tem sua história contada em livro

Nenhum comentário:
 
A Casa Godinho, tradicional empório fundado em 1888 na cidade de São Paulo, tem sua história retratada na obra de Silvia Soler Bianchi, Casa Godinho: Um Lugar De Memória Na Cidade De São Paulo, publicada pela Editora Mackenzie. O livro será lançado amanhã, sábado (2/06), às 11h, na própria Casa Godinho (Rua Líbero Badaró, 340), no antigo centro econômico da capital de São Paulo.

O livro traz à tona aspectos da cidade, colocando holofotes em seu Centro Velho. Em especial, revela a Casa Godinho como um lugar repleto de cores, gostos e cheiros, que evocam uma São Paulo de outros tempos, ainda guardada em suas estantes, em seus ladrilhos hidráulicos, balcões e na qualidade de suas iguarias importadas.

                                 Foto: Divulgação

A Casa Godinho é, sobretudo, lembrada na Belle Époque paulistana por imigrantes que buscavam os produtos de sua terra natal. Alguns mais abastados usufruíam de seus produtos regularmente; outros, que lutavam no dia a dia, guardavam cada vintém para degustar, em uma data especial, um de seus produtos, capaz de reavivar memórias distantes ou mesmo perpetuar uma tradição familiar preservada por gerações.

                                                  Foto: Divulgação

O local exerceu forte representatividade na formação cultural, social e política da elite paulistana, em especial no período de 1888 a 1930, quando os valores dessa classe social encontraram eco nas práticas comerciais da casa, modificando não somente os hábitos alimentares, mas também o consumo de produtos, serviços e valores europeizados.

É nas cidades que as ideias da globalização e da modernidade tomam grandes proporções, levando a uma sistemática destruição das marcas do passado. Em uma cidade como São Paulo, multiculturalista, de experiências díspares, facetada, isso é muito mais evidente. A história da Godinho foi resgatada como um fator fundamental na compreensão de seu papel na formação dos valores da elite paulistana nas primeiras décadas do século XX.

Casa Godinho: Um Lugar De Memória Na Cidade De São Paulo foi desenvolvido por meio de estudos e pesquisas, que desvendam fatos que se fizeram esquecidos, e que a mercearia representou um lugar em que se pode ancorar a memória. 

Os lugares de memória são bastante significativos: trazem sentido à história, representam um marco de uma nova era, uma nova forma de se olhar para a história, possuem aspectos nostálgicos e são também um sinal de pertencimento a um grupo, no caso, dos paulistanos.

 A Casa Godinho ainda resiste ao tempo e continua a ter seu espaço não apenas na cidade, mas também na memória e no coração daqueles que a frequentam e conhecem sua história. Comemorando seus 127 anos, mantém uma impecável coerência desde que abriu suas portas: ali só se vende do bom e do melhor. Vale a pena conhecer!

SERVIÇO

Lançamento: Casa Godinho: Um Lugar De Memória Na Cidade De São Paulo
Autora: Silvia Soler Bianchi
1a. Edição / 168 páginas
Ano: 2016
Preço: R$ 50,00

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário