7.7.16

Rolinhos de massa parecidos com pequenos braços em posição de oração, dobrados sobre o peito - essa é uma das mais antigas histórias da orig...

Pretzel - pequena recompensa

Nenhum comentário:
 
Rolinhos de massa parecidos com pequenos braços em posição de oração, dobrados sobre o peito - essa é uma das mais antigas histórias da origem do Pretzel, o pãozinho símbolo da cultura alemã.

Uma das histórias populares data de 610, quando o monge de um convento situado entre a França e a Itália, brincando com pedaços de massa preparada para os pães daquele dia, se deu conta que fez um desenho semelhante aos braços de uma criança dobrados e unidos para uma prece.

O desenho formado ficou separado em três partes, lembrando a Santíssima Trindade. O religioso decidiu, então, premiar as crianças que decorassem perfeitamente suas orações com estes pequenos pães. Assim nasceu o pretzel, cujo nome parece ter a mesma origem de "pretiola", que significa "pequena recompensa".

                                          Pretzel (Foto: Reprodução)

As ‘pretiolas’ atravessaram os Alpes Suíços e chegaram à Alemanha, onde se tornaram Bretzeln ou Bretzel. Até hoje, tanto na Alemanha quanto na Suíça, encontramos pretzels por toda parte. O pequeno pão foi introduzido na América por imigrantes alemães no século 18 e floresceu nas áreas povoadas pelos holandeses, na Pensilvânia.

A adaptação americana é ligeiramente crocante por fora e macia por dentro enquanto que o pretzel alemão é mais duro e estaladiço, e quase sempre passado no sal. Há algo em comum, porém, unindo todas as histórias em torno da iguaria: é o salgadinho perfeito para acompanhar uma cerveja.

A receita também que ganhou releituras com o passar do tempo, para o nosso paladar é mais apreciada na forma doce, passado em açúcar e canela. Como o pretzel é uma massa básica e neutra, o charme fica por conta das variações na cobertura, que podem ser doces ou salgadas: chocolate, doce de leite, goiabada cremosa para os doces caem muito bem. Para os salgados: queijo parmesão ralado ou cheddar são boas opções. Use a imaginação e bom apetite!

PRETZEL 

Ingredientes:
Massa:
3/4 do tablete de fermento biológico fresco (12g)
1 xícara (chá) rasa de água morna (220 ml)
1 colher (sopa) de manteiga derretida (20g)
1 colher (sopa) de açúcar (12g)
1/3 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo (360g)
Para banhar antes de assar:
2 xícaras (chá) de água morna
2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio

Para Pincelar:
1/4 de xícara (chá) de manteiga derretida

Para Polvilhar:
para a versão salgada: sal grosso (em cristais menores) ou para a versão doce: 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro misturado com 1 colher (sopa) de canela em pó.

Modo de Preparo

Dissolva o sal, o açúcar e o fermento na água morna. Junte a manteiga derretida e a farinha e misture até ficar uma massa homogênea. Sove a massa em uma superfície enfarinhada por aproximadamente 10 minutos, até ficar bem elástica. Coloque em recipiente untado, cubra com filme plástico e deixe crescer por 1 hora.

Divida a massa em 12 partes iguais. Faça rolinhos de 60 cm de comprimento e modele-os no formato do pretzel. Ponha em uma assadeira untada e deixe descansar por mais 30 minutos.

Misture a água morna com o bicarbonato e banhe rapidamente cada pretzel nesta solução (mergulhe e retire), levando-os de volta para a assadeira (isso faz com que o pretzel fique macio por dentro e crocante por fora).

Asse no forno preaquecido,  temperatura alta (260°), por 12 minutos ou até dourar. Retire, pincele com a manteiga derretida e polvilhe com o sal grosso ou com o açúcar misturado à canela.

Dica: Como o pretzel é uma massa básica e neutra, o charme fica por conta das variações na cobertura, que podem ser doces ou salgadas: chocolate, doce de leite, goiabada cremosa para os doces caem muito bem. Para os salgados: queijo parmesão ralado, cheddar, orégano e tomate seco são boas opções. Use a imaginação e bom apetite!

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário