29.6.16

A Lemon Curd (ou Coalhada de Limão) descende diretamente dos cremes de limão e das manteigas de laranja apresentadas no livro The Art of C...

Aprenda a preparar Lemon Curd, um dos mais exuberantes cremes da confeitaria mundial

Um comentário:
 
A Lemon Curd (ou Coalhada de Limão) descende diretamente dos cremes de limão e das manteigas de laranja apresentadas no livro The Art of Cookery, do escritor britânico Hannah Glasse, no século XVIII. Usando apenas ingredientes simples como limões, ovos, manteiga e açúcar e o seu segredo está no preparo, um tanto delicado e especial.

                                           Foto: Reprodução

Para quem gosta de um “azedinho doce” esse creme é o vencedor, nada mais perfeito – a cor de ouro, a textura aveludada e o sabor doce, fresco e ácido dá água na boca e aguça todos os sentidos. Um arrepio a cada colherada. Abrir um frasco de ‘Lemon Curd’ é como deixar o sol entrar pela janela e sentir o aroma dos limões recém-colhidos no pomar.

Muito versátil, pode ser usada pura, passada em biscoitinhos, torradinhas, pães e afins; como recheio de bolos e tortas, cupcakes, macarons ou complemento de uma panna cotta; ou ainda, misturada ao iogurte, enfim, usada como ingrediente em uma infinidade  de sobremesas.

                                        Foto: Reprodução

Por ser uma receita tipicamente inglesa é mantido seu nome original “Lemon Curd”. A palavra ‘curd’ refere-se a ‘talhado’, ‘coagulado’, como em queijos e coalhadas, mas na verdade trata-se de um creme lisinho e sedoso. E é o que se aspira quando se faz esta receita, que ela fique bem lisa e sem grumos, pois ao menor descuido coagula de fato.

Uma boa parte das preparações que encontramos sob o nome de “Lemon Curd” não passa de uma caricatura do produto autêntico, engrossada com amido de milho. A original tem curta durabilidade – apenas algumas semanas em geladeira – mesmo quando pasteurizada (comprada pronta).

Por isso deve ser preparada em pequenas quantidades e colocada em frascos esterilizados mantidos gelados ou consumidos rapidamente. (Os frascos e tampas usados para guardar o doce devem ser esterilizados em água fervente, seguindo as mesmas orientações das conservas). 

As limas e laranjas de Sevilha também podem ser usadas para fazer este creme e alguns entendidos de gastronomia consideram a coalhada de laranja superior à de limão. As cheesecakes de limão de Hannah Glasse eram recheadas com essa mistura e então iam ao forno – bem diferente das atuais.

Sua receita mais extravagante pedia dois limões, 500 g de açúcar, meio quilo de manteiga, 12 gemas de ovos e oito claras. Escolhi uma receita pequena, mas após ser testada pode ser feita em dobro ou na quantidade que desejarmos.

LEMON CURD

Ingredientes:

100g de manteiga sem sal, cortada em cubinhos
1 xícara (chá) de açúcar
5 gemas
1/2 xícara (chá) de suco de limão Siciliano
Raspas de meio limão utilizado na receita (raspe a casca antes de cortar o limão)

Modo de Preparo:

Passe as gemas por uma peneira, misture o açúcar e o suco de limão coado. Misture bem e leve ao fogo mínimo, em panela com fundo grosso, mexendo  sem parar com um fouet até engrossar, ficar bem liso e sedoso. Não deixe ferver. Se perceber que o fogo ainda é alto, cozinhe em banho-maria, mexendo também, até atingir a textura descrita. Junte as raspas de limão e misture bem. 

Retire do fogo e adicione os pedaços de manteiga, um a um, mexendo bem até incorporar. Despeje em um refratário e cubra com filme plástico, de modo que o plástico toque na superfície do creme para evitar que se forme uma película. Deixe esfriar, coloque nos vidros esterilizados e guarde na geladeira. Melhor usar em uma semana.


Rendimento: aproximadamente 2 xícaras.

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Um comentário: