29.6.16

A Lemon Curd (ou Coalhada de Limão) descende diretamente dos cremes de limão e das manteigas de laranja apresentadas no livro The Art of C...

Aprenda a preparar Lemon Curd, um dos mais exuberantes cremes da confeitaria mundial

Nenhum comentário:
 
A Lemon Curd (ou Coalhada de Limão) descende diretamente dos cremes de limão e das manteigas de laranja apresentadas no livro The Art of Cookery, do escritor britânico Hannah Glasse, no século XVIII. Usando apenas ingredientes simples como limões, ovos, manteiga e açúcar e o seu segredo está no preparo, um tanto delicado e especial.

                                           Foto: Reprodução

Para quem gosta de um “azedinho doce” esse creme é o vencedor, nada mais perfeito – a cor de ouro, a textura aveludada e o sabor doce, fresco e ácido dá água na boca e aguça todos os sentidos. Um arrepio a cada colherada. Abrir um frasco de ‘Lemon Curd’ é como deixar o sol entrar pela janela e sentir o aroma dos limões recém-colhidos no pomar.

Muito versátil, pode ser usada pura, passada em biscoitinhos, torradinhas, pães e afins; como recheio de bolos e tortas, cupcakes, macarons ou complemento de uma panna cotta; ou ainda, misturada ao iogurte, enfim, usada como ingrediente em uma infinidade  de sobremesas.

                                        Foto: Reprodução

Por ser uma receita tipicamente inglesa é mantido seu nome original “Lemon Curd”. A palavra ‘curd’ refere-se a ‘talhado’, ‘coagulado’, como em queijos e coalhadas, mas na verdade trata-se de um creme lisinho e sedoso. E é o que se aspira quando se faz esta receita, que ela fique bem lisa e sem grumos, pois ao menor descuido coagula de fato.

Uma boa parte das preparações que encontramos sob o nome de “Lemon Curd” não passa de uma caricatura do produto autêntico, engrossada com amido de milho. A original tem curta durabilidade – apenas algumas semanas em geladeira – mesmo quando pasteurizada (comprada pronta).

Por isso deve ser preparada em pequenas quantidades e colocada em frascos esterilizados mantidos gelados ou consumidos rapidamente (Os frascos e tampas usados para guardar o doce devem ser esterilizados em água fervente, seguindo as mesmas orientações das conservas). 

As limas e laranjas de Sevilha também podem ser usadas para fazer este creme e alguns entendidos de gastronomia consideram a coalhada de laranja superior à de limão. As cheesecakes de limão de Hannah Glasse eram recheadas com essa mistura e então iam ao forno – bem diferente das atuais.

Sua receita mais extravagante pedia dois limões, 500 g de açúcar, meio quilo de manteiga, 12 gemas de ovos e oito claras. Escolhi uma receita pequena, mas após ser testada pode ser feita em dobro ou na quantidade que desejarmos.

LEMON CURD

Ingredientes:

85g de manteiga amolecida
1 xícara (chá) de açúcar
2 ovos
2 gemas
2/3 xícara (chá) de suco de limão Siciliano
1 colher (chá) de raspas da casca do limão utilizado na receita (raspe a casca antes de cortar o limão)

Modo de Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte os ovos e gemas, aos poucos, batendo sempre. Acrescente o suco de limão e misture (atenção: o limão coagula a mistura. Isso acontece mas não está errado. Ao levar ao fogo, conforme vamos mexendo, fica sedoso novamente).

Leve ao fogo mínimo, mexendo  sem parar com um fouet até engrossar, ficar bem liso e sedoso. Não deixe ferver. Se perceber que o fogo ainda é alto, cozinhe em banho-maria, mexendo também, até atingir a textura descrita.

Retire do fogo, junte a casca ralada e misture. Despeje em um refratário e cubra com filme de modo que o plástico toque na superfície do creme para evitar que se forme uma película. Deixe esfriar, coloque nos vidros esterilizados e guarde na geladeira.


Rendimento: aproximadamente 2 xícaras.

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário