15.5.16

Reunir os amigos em torno de uma panela de fondue de queijo ajuda a aquecer até as noites mais frias. Para tornar a confraternização mais e...

Reúna os amigos no fim de semana de frio com uma fondue especial servida na cestinha

Nenhum comentário:
 
Reunir os amigos em torno de uma panela de fondue de queijo ajuda a aquecer até as noites mais frias. Para tornar a confraternização mais especial e prática, a Tirolez tem uma linha de fondues à base de um mix de queijos, entre eles Emental e Gruyère. É possível encontrar embalagens em diferentes tamanhos, para atender qualquer número de convidados.

Segundo a Enciclopédia de Culinária Larousse Gastronomique, a fondue é uma especialidade dos Alpes Franceses e Suíços e é composta por um ou mais queijos derretidos em vinho branco, em temperatura baixa, e permanece numa panela especial que a mantém aquecida. O nome da iguaria vem do verbo francês fondre, que significa fundir ou derreter, e a receita mais antiga de que se tem notícia foi encontrada em um livro de culinária de 1699, publicado em Zurique, na Suíça.

Para preparar a fondue, você vai precisar de um caquelon, de preferência de ferro esmaltado, cerâmica ou alumínio revestido de teflon. As panelas produzidas com estes materiais oferecem uma boa condução do calor, evitando que o queijo grude no fundo. Deve-se levar primeiro a panela ao fogo, mexendo sempre até a mistura ficar cremosa.

Mesmo servindo a fondue pronta Tirolez, é possível dar um toque pessoal à receita, tornando-a mais picante com a adição de alguns temperos, como pimenta do reino e páprica, além de raspinhas de noz moscada. Para dar um toque brasileiro, a sugestão é acrescentar um tempero fresco, como tomilho, manjericão, salsa e cebolinha.

A fondue é amplamente consumida com pão tipo italiano e baguete, cortado em cubos, mas também podem-se utilizar pão australiano e multigrãos. Para incrementar a mesa, vale oferecer outros tipos de acompanhamentos para mergulhar no queijo, como legumes crus (cenoura ou tomate cereja); legumes cozidos (batatinhas, mandioquinha, couve-flor, brócolis e cogumelos); carnes em cubos previamente preparadas (carne de vaca, peito de frango ou camarão); ou frios cortado em cubinhos (peito de peru, presunto ou copa).

Depois de pronto, quando a mistura atinge consistência cremosa, o caquelon deve ser colocado sobre um réchaud (fogareiro de mesa) para que seja mantido quente. Os convidados espetam pedaços de pão ou o acompanhamento preferido em um garfo comprido de dois dentes e o mergulham na fondue bem quente. Para acompanhar, a sugestão é um vinho branco seco e leve.

Confira abaixo sugestão para o fim de semana:

                             Fondue na Cestinha (Foto: Divulgação/ Tirolez)

FONDUE NA CESTINHA

 Ingredientes:

1 rolo de massa de pastel (250 g)
1 colher (sopa) de manteiga
1 linguiça defumada fininha cortada em 4 e em fatias
1 embalagem de fondue Tirolez 250 g
1 tomate sem sementes em cubos
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal
Pimenta-do-reino
Noz-moscada
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Abra o rolo de pastel e, com o auxílio de um cortador redondo (7,5 cm de diâmetro), corte discos de massa. Vire forminhas de petit gateau (3,5 cm base X 6 cm altura) com a base para cima e apoie sobre cada uma 1 disquinho de massa, apertando suavemente de modo a formar cestinhas.

Leve para assar em forno pré-aquecido (180 °C) por 7 minutos, ou até que fiquem assadas, mas sem dourar.

Enquanto isso derreta a manteiga e doure a linguiça até ela ficar crocante. Reserve.
Misture o conteúdo da embalagem de fondue com o tomate, a linguiça e o cheiro-verde e tempere com pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto.

Recheie as cestinhas até 2/3 de sua altura, salpique com o parmesão e leve de volta ao forno por mais 10 minutos, ou até que fique dourado. Retire e sirva em seguida como canapé.

Rendimento: 20 porções

Tempo de preparo: 20 minutos

Compartilhe a receita nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário