23.7.18

Mandioca, inhame, aipim, macaxeira, pão da terra, rainha do Brasil. Muitos apelidos, uma só raiz. Soberana na culinária brasileira, a mand...

Mandioca Cozinha inaugura no centro de São Paulo

Nenhum comentário:
 

Mandioca, inhame, aipim, macaxeira, pão da terra, rainha do Brasil. Muitos apelidos, uma só raiz. Soberana na culinária brasileira, a mandioca vai ganhar um restaurante inteiramente dedicado a ela no centro da cidade de São Paulo. O Mandioca Cozinha, restô da chef pernambucana Madu Melo, tem previsão de abertura nesta segunda (23/julho/18), na Vila Buarque, novo polo gastronômico da capital.

        Cozido da Vó Nenzinha (Foto: Tadeu Brunelli)

A casa promete explorar todas as facetas gastronômicas dessa planta 100% nacional e 100% aproveitável, com receitas caseiras, glúten free, opções veganas, uso de ingredientes sazonais e preferencialmente orgânicos e agroecológicos. Em todo o menu, carta de bebidas e até mesmo em alguns itens do décor, a mandioca é a estrela.

O Mandioca Cozinha trará receitas das 5 regiões do país, com os diferentes tipos de mandiocas - mansa, branca e amarela, fermentada e não-fermentada; segundo o Embrapa, são 250 tipos catalogados no Brasil - e uma dezena de variações de subprodutos e usos. Dentre eles, a farinha do Uarini (Amazonas), o tucupi amarelo (Pará), a farinha de Copioba (Bahia), a de tapioca (com massa feita na casa) e outras farinhas de diferentes cantos do país. Do doce ao salgado, do bar ao restaurante, do café da manhã ao jantar, a mandioca está em todas as mesas brasileiras. É um patrimônio cultural e o restaurante busca homenagear esse ingrediente tão versátil e saboroso de uma forma amigável e simples -, explica a chef e sócia Madu Melo, nascida em Recife e radicada há 10 anos em São Paulo.

Num conceito informal e descolado, o restaurante não tem garçons e não cobra taxa de serviço, o que impacta positivamente no preço final ao consumidor.  O cliente faz o seu pedido, retira-o na cozinha, leva para a mesa e recolhe sua bandeja. A proposta da casa é ter uma boa relação custo-benefício, com pratos que variam de R$ 29,90 (preço do prato do dia, no almoço executivo de segunda a sexta) a R$ 45.

Revitalizada por cafés e galerias badaladas, a Vila Buarque, essa microrregião entre a Santa Cecília e a República, reúne gente moderna que curte moda, design e boa gastronomia, mas com bons preços. É nesse clima que se insere o Mandioca. O restaurante fica bem em frente à histórica Santa Casa de Medicina, no piso térreo de um simpático prédio residencial de tijolinhos. Próximo de pontos históricos importantes da cidade, como o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), a Universidade Mackenzie e de galerias como a Pilar. 

SERVIÇO:

Mandioca Cozinha
www.mandiocacozinha.com.br
Rua Doutor Cesário Mota Junior, 187, Vila Buarque -São Paulo  
Tels: (11) 2936-9427 e 99282-7556

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário