17.10.17

A Semana Mesa SP amplia em 2017 sua vocação para atrair, informar e entreter o público ávido por boa comida, produtos gastronômicos de qua...

Semana Mesa SP 2017 estreia no Memorial da América Latina com proposta de gastronomia democrática

Nenhum comentário:
 
A Semana Mesa SP amplia em 2017 sua vocação para atrair, informar e entreter o público ávido por boa comida, produtos gastronômicos de qualidade, aulas e degustações. Nesta edição, a sede do evento será o Memorial da América Latina – centro cultural simbólico da capital paulista, de 26 a 29 de outubro e espera cerca de 100 mil pessoas. Algumas das novidades deste ano serão salas de aula móveis, uma área de piquenique anexa a uma feira estendida de produtores com entrada franca que virão de outros seis  estados, além de várias cidades do interior de São Paulo. O tradicional painel de aulas práticas do Mesa Ao Vivo oferece mais de 70 opções de atividades de diversos temas e receitas, a preço fixo.

           Chefs internacionais no Mesa Tendências ( Foto: Facebook oficial Semana Mesa SP)

A Feira Cultural e Gastronômica Farofa do Brasil promete ser um dos pontos altos entre os atrativos da Semana Mesa SP. Guiada pelo slogan "A Voz, a força e o sabor da cultura brasileira", a iniciativa terá o triplo do tamanho em relação a outras edições, ocupando a Praça Cívica do Memorial - uma área coberta de 2700m². Pelo menos seis estados estarão representados com produtos de pequenos produtores, ingredientes únicos e cozinheiros populares que servirão pratos regionais emblemáticos ao público. Além disto, diversas regiões do estado de São Paulo trazem receitas típicas com apoio do governo estadual. Alguns pratos premiados vêm à capital, como Baião de Leitão, do Leitão de Gravata (Guarulhos), Linguiça Real Bragança (Bragança Paulista) e o VegganBurguer do Primo de Quem (Registro). Shows de música popular e folclórica animarão três dias de evento. A feira tem entrada franca, funciona de meio-dia às 20h, de 26 a 29 de outubro. Os pratos terão preços populares (R$ 25 em média).

                       Farofa do Brasil (Foto: Divulgação) 

Paralelamente à feira, o visitante que comprar ingressos para as aulas do Mesa ao Vivo e/ou palestras do congresso Mesa Tendências pode circular também pelo Empório Mesa, e degustar livremente dezenas de vinhos de grandes importadoras e produtos gastronômicos selecionados por uma curadoria da equipe da revista Prazeres da Mesa.

Mesa ao Vivo

Outro destaque da programação dá oportunidade a iniciantes e iniciados na cozinha aprenderem receitas, técnicas e truques com cozinheiros, sommeliers e especialistas dos quatro cantos do Brasil. O Mesa Ao Vivo reúne mais de 70 aulas práticas, ministradas pelos maiores destaques cozinha de todo país, aulas estas seguidas de degustação do prato realizado para o público. Os interessados podem comprar um passaporte que dá direito a escolher quantas aulas quiser ao longo do dia (incluindo degustações de cervejas, cafés e cachaças) e  ainda acompanha o trabalho dos repórteres, fotógrafos e produtores que fazem a cobertura de toda a movimentação para produzir uma edição da revista Prazeres da Mesa ao vivo. Entre 26 e 28 de outubro.

​Mesa Vinho

O mundo dos amantes de vinhos terá a estreia do I Fórum de Vinhos na programação da Semana Mesa SP. O reverenciado rótulo português Pêra Manca 2012 será lançado com a presença do enólogo Pedro Baptista, de José Ginó ( Presidente do Conselho da Fundação Eugênio de Almeida) e Gabriela Fialho (Gerente de Exportação da marca). Também haverá palestra comandada por Michel Friou, enólogo do Alma Viva, com degustação de quatro safras do melhor vinho Sul Americano. A grade de eventos conta ainda com rodada de negócios, intercâmbio de informações e degustações exclusivas em primeira mão. O fórum acontece com as degustações na Sala dos Atos, entre enormes painéis de Poty e Caribé e sob uma magistral tela de Portinari e com palestras no Auditório da Biblioteca, no Memorial da América Latina. Em 26 e 27 de Outubro, das 15h às 21h.

Concurso de Queijos Brasil

Este ano, acontece também a terceira edição da maior premiação do Queijo Artesanal Brasileiro, que ainda promove palestras, cursos e uma feira com produtores de todo país. Palestras acontecerão nos dias 28 e 29 de Outubro, no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina.

Mesa Tendências 

Os principais assuntos e tendências da gastronomia contemporânea no mundo todo são a missão e inspiração do Mesa Tendências, o maior congresso do setor na América Latina. Um time de cozinheiros e pesquisadores de destaque no cenário internacional debate o tema “Cozinha Tropicalista: o grito da gastronomia brasileira”, de 26 a 29 de outubro. Já estão confirmados a chef eslovena Ana Roš – eleita melhor chef mulher do mundo pelo 50th Best –, o escocês naturalizado na Austrália Jock Zonfrillo e os brasileiros Alex Atala, Roberta Sudbrack, Thomás Troisgros, Rafa Costa e Silva e Helena Rizzo, para citar alguns.

O destaque para os chefs brasileiros já é tradição do evento, que este ano chama atenção para a diversidade de estados representados. De São Paulo e Rio de Janeiro, farão parte do congresso Mesa Tendências: Ana Luiza Trajano, Janaína e Jefferson Rueda, Ivan Ralston, Vitor Sobral, Diego Lozano, Marcia Garbin, Pedro Siqueira, os críticos Arnaldo Lorençato e Josimar Melo. Da Bahia virão Edinho, Caco Marinho e Tereza Paim. De Minas Gerais, vem a dupla Leo Paixão e Rusty Marcellini. Do Distrito Federal é representada por Mara Alcamim e Gil Guimarães, enquanto o Mato Grosso do Sul envia Paulo Machado. Paraná terá Manu Buffara e Gabrielle Mahamud, Santa Catarina conta com Alysson Müller e, do Rio Grande do Sul, participam Marcelo Schambeck e Marcos Livi. As palestras acontecem de 26 a 28 de outubro.

A edição 2017 será executada sob o novo formato de negócios da Prazeres da Mesa, agora denominada Mundo MESA - Núcleo de Inteligência em Gastronomia, que cria, produz e promove eventos sob medida, ações especiais e conteúdos do universo de alimentos e bebidas. Por meio dos pilares eventos, conteúdo, conexão e digital, o Mundo Mesa oferece soluções para projetar a gastronomia sob a ótica de diversos segmentos. 

Semana MESA SP é um dos maiores eventos do setor da América Latina, que este ano espera 100 mil pessoas. A cada edição, traz de todos os cantos do mundo chefs renomados para atuarem em workshops, degustações, jantares, exposições e outras atividades que resultam na edição da revista ao alcance do público.

SERVIÇO:

Semana Mesa SP 2017
Data: De 26 a 29 de outubro de 2017
Local: Memorial da América Latina - Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, SP
Ingressos: https://www.semanamesasp.com.br/inscric-es

Compartilhe a matéria nas redes sociais: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário