Criado pela Nestlé Professional, o programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, em seu
segundo ano, tem como objetivo oferecer capacitação e oportunidade de ingresso
no mercado de trabalho a jovens cozinheiros entre 18 e 26 anos.
Essa iniciativa é uma extensão do Young Culinary Talents
(YOUCUTA), projeto presente em diversos países da América Latina, desenvolvido
para capacitar estudantes com recursos limitados, oferecendo treinamentos que
incluem desde a orientação para que conquistem o primeiro emprego até a troca
de experiências com renomados chefs de cozinha.
Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)
O programa integra a plataforma “Nutrindo os Sonhos dos
Jovens”, projeto global que é parte do Nestlé Global Youth Initiative, lançado
em 2013 na Europa para contribuir com o combate ao desemprego e a capacitação
entre os jovens.
“Jovem Aprendiz da
Cozinha do Brasil” revela talentos da culinária nacional e reforça o
compromisso da Nestlé de apoiar talentos das novas gerações, em diversas áreas
de atuação, na transição entre a fase de estudos para o primeiro emprego, adaptando
às necessidades de cada país ou região.
“A realização do programa está alinhada à estratégia da
Nestlé em criar valor compartilhado para a sociedade, trazendo sucesso para o
nosso negócio. A capacitação e treinamento são grandes ferramentas para
inclusão desses jovens na vida profissional. Temos um compromisso global e
local para promover a empregabilidade da nova geração”, conclui Juan Carlos
Marroquín, presidente da Nestlé Brasil.
Apresentação do projeto por Juan Carlos Marroquín, Presidente da Nestlé Brasil (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)
Nesta edição, as novidades ficam por conta da ampliação no
número de jovens capacitados: são 60 jovens que passaram pelo processo de
treinamento, dez vagas a mais do que no ano passado. Além disso, contamos da
participação do Flávio Frederico, reconhecido como um dos melhores confeiteiros
do Brasil.
Chef Flávio Frederico (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)
O chef ensinará técnicas para o preparo de uma massa choux recheada, a base para um dos doces mais clássicos da culinária francesa. Além disso, o evento contará ainda com um workshop de cafés, promovido pela barista de Nescafé Dolce Gusto, Telma Rodrigues.
Como no ano passado, o premiado chef francês Laurent
Suaudeau, criador do Instituto Laurent e atualmente consultor na cozinha do
restaurante KAA participa do programa, interagindo e transmitindo aos alunos as
melhores dicas técnicas e práticas para quem quer liderar uma cozinha ou
ingressar pela primeira vez no universo desafiador e dinâmico da culinária.
O treinamento acontece em duas ondas e capacitará cerca de
60 jovens das escolas SENAC, ETEC, Casa do Zezinho e Senai. Os jovens receberam
treinamentos e orientações para buscar o primeiro emprego e criação de
currículo, noções sobre alimentação e nutrição, além do uso profissional de
produtos para alimentação fora do lar.
A primeira onda ocorreu nos dias 24 e 25 de junho e a
segunda acontece nos dias 20 e 21 de setembro. Ao final 12 jovens são
selecionados para um curso de cinco meses no Instituto Laurent. O Instituto
ainda será responsável por encaminhar os jovens para estágios de um ano em
grandes restaurantes de São Paulo.
“Tenho a certeza de que todos os participantes foram
transformados, não só pelo contato com os chefs e pela troca de experiências,
mas também após testemunharem exemplos de histórias bem sucedidas de jovens que
participaram da edição anterior e que hoje ocupam posições de destaque em
restaurantes renomados da cidade. Fico feliz em observar que a divisão Nestlé
Professional deixa um legado e reafirma a sua missão de fomentar o segmento
gastronômico e de alimentação fora do lar unindo expertise e a capacitação e
empregabilidade de jovens”, afirma Marcelo Citrângulo, diretor de Nestlé
Professional no Brasil.
Coletiva de imprensa para apresentação do projeto 2016 (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)
Depois de todas as
capacitações os jovens vencedores são testados com a montagem de um menu completo para apresentar para um
grupo de chefs, para direcionamento ao mercado profissional. Todos os finalistas
da primeira edição conseguiram se inserir no mercado de trabalho e conquistaram
vagas em estabelecimentos reconhecidos em São Paulo, como os hotéis Hyatt e
Bourbon, a rede Outback, a FIESP, o Eataly e o próprio Instituto Laurent.
“O curso em si abre o
nosso horizonte, faz você aprender a trabalhar com a comida. Você aprende o
valor do alimento, porque você passa a entender desde de quem plantou até quem
vai comprar”, conta André Bispo, 24 anos, um dos escolhidos na primeira edição
do Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil para o curso no Instituto Laurent e
atualmente no restaurante da FIESP.
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