23.9.16

Criado pela Nestlé Professional , o programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil , em seu segundo ano, tem como objetivo oferecer capacitaç...

Nestlé Professional realiza segunda edição do programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil

Nenhum comentário:
 
Criado pela Nestlé Professional, o programa Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil, em seu segundo ano, tem como objetivo oferecer capacitação e oportunidade de ingresso no mercado de trabalho a jovens cozinheiros entre 18 e 26 anos.  

Essa iniciativa é uma extensão do Young Culinary Talents (YOUCUTA), projeto presente em diversos países da América Latina, desenvolvido para capacitar estudantes com recursos limitados, oferecendo treinamentos que incluem desde a orientação para que conquistem o primeiro emprego até a troca de experiências com renomados chefs de cozinha.

Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)

O programa integra a plataforma “Nutrindo os Sonhos dos Jovens”, projeto global que é parte do Nestlé Global Youth Initiative, lançado em 2013 na Europa para contribuir com o combate ao desemprego e a capacitação entre os jovens.

“Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil” revela talentos da culinária nacional e reforça o compromisso da Nestlé de apoiar talentos das novas gerações, em diversas áreas de atuação, na transição entre a fase de estudos para o primeiro emprego, adaptando às necessidades de cada país ou região.

“A realização do programa está alinhada à estratégia da Nestlé em criar valor compartilhado para a sociedade, trazendo sucesso para o nosso negócio. A capacitação e treinamento são grandes ferramentas para inclusão desses jovens na vida profissional. Temos um compromisso global e local para promover a empregabilidade da nova geração”, conclui Juan Carlos Marroquín, presidente da Nestlé Brasil.

              Apresentação do projeto por Juan Carlos Marroquín, Presidente da Nestlé Brasil (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)

Nesta edição, as novidades ficam por conta da ampliação no número de jovens capacitados: são 60 jovens que passaram pelo processo de treinamento, dez vagas a mais do que no ano passado. Além disso, contamos da participação do Flávio Frederico, reconhecido como um dos melhores confeiteiros do Brasil. 

                                  Chef Flávio Frederico (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)


O chef ensinará técnicas para o preparo de uma massa choux recheada, a base para um dos doces mais clássicos da culinária francesa. Além disso, o evento contará ainda com um workshop de cafés, promovido pela barista de Nescafé Dolce Gusto, Telma Rodrigues.

Como no ano passado, o premiado chef francês Laurent Suaudeau, criador do Instituto Laurent e atualmente consultor na cozinha do restaurante KAA participa do programa, interagindo e transmitindo aos alunos as melhores dicas técnicas e práticas para quem quer liderar uma cozinha ou ingressar pela primeira vez no universo desafiador e dinâmico da culinária.

O treinamento acontece em duas ondas e capacitará cerca de 60 jovens das escolas SENAC, ETEC, Casa do Zezinho e Senai. Os jovens receberam treinamentos e orientações para buscar o primeiro emprego e criação de currículo, noções sobre alimentação e nutrição, além do uso profissional de produtos para alimentação fora do lar.

A primeira onda ocorreu nos dias 24 e 25 de junho e a segunda acontece nos dias 20 e 21 de setembro. Ao final 12 jovens são selecionados para um curso de cinco meses no Instituto Laurent. O Instituto ainda será responsável por encaminhar os jovens para estágios de um ano em grandes restaurantes de São Paulo.

“Tenho a certeza de que todos os participantes foram transformados, não só pelo contato com os chefs e pela troca de experiências, mas também após testemunharem exemplos de histórias bem sucedidas de jovens que participaram da edição anterior e que hoje ocupam posições de destaque em restaurantes renomados da cidade. Fico feliz em observar que a divisão Nestlé Professional deixa um legado e reafirma a sua missão de fomentar o segmento gastronômico e de alimentação fora do lar unindo expertise e a capacitação e empregabilidade de jovens”, afirma Marcelo Citrângulo, diretor de Nestlé Professional no Brasil.

                         Coletiva de imprensa para apresentação do projeto 2016 (Foto: Ana / Goiabada de Marmelo)

Depois de todas as capacitações os jovens vencedores são testados com a montagem de  um menu completo para apresentar para um grupo de chefs, para direcionamento ao mercado profissional. Todos os finalistas da primeira edição conseguiram se inserir no mercado de trabalho e conquistaram vagas em estabelecimentos reconhecidos em São Paulo, como os hotéis Hyatt e Bourbon, a rede Outback, a FIESP, o Eataly e o próprio Instituto Laurent.  

“O curso em si abre o nosso horizonte, faz você aprender a trabalhar com a comida. Você aprende o valor do alimento, porque você passa a entender desde de quem plantou até quem vai comprar”, conta André Bispo, 24 anos, um dos escolhidos na primeira edição do Jovem Aprendiz da Cozinha do Brasil para o curso no Instituto Laurent e atualmente no restaurante da FIESP.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:  

Nenhum comentário:

Postar um comentário